Destaque Novidades

Fora de linha no Brasil, VW up! vira o jogo na Europa e faz sucesso

Líder de vendas no mercado de carros elétricos na Alemanha, Volkswagen up! parece ter encontrado sua segunda chance
Volkswagen e-up! [divulgação]
Volkswagen e-up! [divulgação]

Por culpa das vendas baixas, o Volkswagen up! foi descontinuado no Brasil. Esse seria seu destino também na Europa para breve, no entanto, o subcompacto virou o jogo e agora faz sucesso. Tudo por conta da eletrificação.

O Volkswagen e-up!, versão elétrica do subcompacto, se tornou o modelo movido a baterias mais vendido de sua terra natal. Na Alemanha, o VW emplacou 7.269 unidades nos três primeiros meses do ano. Ele conseguiu roubar a liderança do Tesla Model 3, o qual conseguiu vender 6.031 unidades no mesmo período.

A trinca de elétricos mais vendidos da Europa fecha com o Volkswagen ID.3 com 5.951 unidades comercializadas. Vale lembrar que ele é substancialmente maior e mais caro que o up! elétrico. O ID.3 é um equivalente ao Golf no mercado europeu, mas não tem variantes movidas a combustível.

[divulgação]
[divulgação]
Apesar da alta do up!, ele perdeu o posto de elétrico mais vendido em março para o Tesla Model 3. O sedã norte-americano conseguiu 3.699 unidades no mês, exatas 100 a mais que o subcompacto alemão. Em terceiro lugar ficou o Hyundai Kona Electric com 3.237 unidades – modelo superou o ID.3.

Vem ao Brasil?

Rumores apontam para a importação do Volkswagen e-up! para o Brasil desde que o modelo nacional foi descontinuado. Contudo, vale lembra que o subcompacto europeu é menor que o brasileiro, tem vidro traseiro que não se abre e alguns itens ausentes na versão vendida por aqui (como teto solar e ar-condicionado digital).

[divulgação]
[divulgação]
O Volkswagen e-up conta com baterias de 36,8 kWh capazes de fazer com que o pequenino eletrificado rode até 260 km. As baterias podem ser recarregadas em 80% em apenas uma hora. Ele oferece 83 cv e 21,6 kgfm de torque. Ou seja, menos potência que um up! MPI, mas mais torque que o divertido up! TSI.

>>Volkswagen up! sai de linha no Brasil sem deixar substituto

>>GTI + SUV + elétrico = Volkswagen ID.4 GTX

>>Flagra: Volkswagen Taos e Tharu são vistos juntos no Brasil

Sobre o autor

João Brigato

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar