Novidades

Ford apresenta nova F-150 Raptor e promete modelo V8

Nova geração da F-150 Raptor ainda não está pronta para encarar a RAM 1500 TRX, mas Ford prepara as armas para 2022

Ford F-150 Raptor [divulgação]
Ford F-150 Raptor [divulgação]

Responsável por criar a tendência de picapes preparadas para o off-road de velocidade, a Ford F-150 Raptor se renova mais uma vez seguindo os passos das irmãs mundanas. O visual pode até parecer que não mudou muito porque a Ford guarda para 2022 a maior mudança na picape: uma versão R com motor V8 para encarar a RAM 1500 TRX.

Continua debaixo do capô da F-150 Raptor o motor V6 EcoBoost 3.5, mas sem potência divulgada pela Ford ainda. Até então, esse motor rendia 450 cv e 70,5 kgfm de torque. A nova geração terá, segundo adiantado pela marca, sistema de escapamento ativo bastante semelhante ao usado pelo Mustang.

Ford F-150 Raptor [divulgação]
Ford F-150 Raptor [divulgação]
A F-150 Raptor contará com modos silencioso, normal, sport e Baja para o sistema de escape. Serão utilizadas diversas válvulas ativas para produzir som mais alto ou mais baixo do motor, de acordo com a preferência do motorista no dia.

A suspensão traseira da Raptor foi toda refeita, adotando agora um layout five-link e braços maiores para permitir maior articulação do sistema. Ela contará também com ajustes eletrônicos providos pelo sistema de gerenciamento de comportamento da picape com sete modos de condução totalmente diferentes.

[divulgação]

V8 em 2022

Durante a apresentação da nova Ford F-150 Raptor, a marca do oval azul confirmou que uma versão R será lançada em 2022. Ela contará com motor V8 gasolina a fim de colocar a RAM 1500 TRX para comer poeira. Rumores apontam para o motor V8 5.2 de 770 cv e 86,4 kgfm de torque do Mustang Shelby GT500.

Vale ressaltar que hoje a RAM 1500 TRX é, simplesmente, a picape mais potente do mundo. Ela entrega 712 cv graças ao motor V8 Hellcat 6.2. O torque de 89,8 kgfm faz até mesmo motores diesel passarem vergonha.

 [divulgação]
[divulgação]

Evolução sem revolução

A nova geração da F-150 Raptor evidentemente passou por um processo evolutivo de design, não uma revolução. Ela mantém a carroceria alargada, que fica evidente pelas fendas ao lado dos faróis e lanternas.

Além disso, caixas de roda com plástico preto e para-choques de plástico recuado com peito de aço ajudam a dar o visual parrudo necessário na versão Raptor. Na nova geração, os LEDs em C dos faróis se integram às três luzes extras da grade formando um efeito único.

Ford F-150 Raptor [divulgação]
Ford F-150 Raptor [divulgação]
Na traseira ela tem novas lanternas de LED conectadas por um enorme plástico preto com inscrito Ford. Apesar de toda brutalidade externa, por dentro a F-150 Raptor é luxuosa. Conta com painel digital, central multimídia que mais parece uma televisão em uma sala de estar, muito couro e itens de conforto e tecnologia.

Rumores apontam para a importação da F-150 (talvez na versão Raptor) para o Brasil oficialmente em 2021 ou 2022. Até hoje a picape veio apenas a passeio por aqui, mas é um dos modelos mais vendidos em importadoras independentes. Vale lembrar que a RAM 1500 chegou ao Brasil esse ano e que a Chevrolet Silverado está confirmada, mas nenhuma em versões comparáveis à Raptor.

Ford F-150 Raptor [divulgação]
Ford F-150 Raptor [divulgação]

>>RAM 1500 ganha versão de 1.000 cv mais rápida que um Porsche 911

>>Aznom Palladium é um sedã gigante baseado na RAM 1500

>>Mesmo por R$400 mil, RAM 1500 vende todas as unidades em 18 horas