Novidades

Ford celebra produção de 1 milhão de unidades do Ka

Fabricado desde 1997, modelo já passou por três gerações

A Ford comemora 1 milhão de unidades produzidas do compacto Ka, cuja produção se estende por 20 anos no país com três gerações bem distintas.

Lançado em 1997, o Ford Ka inicialmente foi lançado como um modelo subcompacto com proposta totalmente urbana. Ele era igual ao modelo europeu e chamava a atenção pelas linhas ousadas para a época.

Produzido na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), era equipado com os motores 1.0 (51 cv) e 1.5 (60 vc) da família Endura E.

Já em 2002 o modelo ganhou uma reestilização, cujas mudanças o deixaram com visual discretamente diferente do europeu – foram alterados os para-choques, lanternas, tampa do porta-malas, enquanto os para-lamas ganharam vincos. Foi também em 2002 que ele trocou o motor Endura pelos 1.0 e 1.6 da família Zetec Rocam.

Em 2008 chegou a segunda geração, que cresceu e se desvinculou do europeu (montado na mesma plataforma do Fiat 500) com visual totalmente novo e capacidade para três passageiros no banco de trás – ao menos em tese, pois o espaço interno ainda era reduzido. O modelo vinha equipado com os motores 1.0 e 1.6 Rocam flex.

Por fim, em 2014 foi apresentada a terceira (e atual) geração, que efetivamente passou de subcompacto para um compacto. Fabricada na planta de Camaçari (BA), o novo Ka foi desenvolvido no Brasil como um projeto global e feito com base na plataforma do Fiesta de sexta geração. Com isso, além da carroceria hatch, ele ganhou uma versão sedã, bem como motor 1.0 de três cilindros de 85 cv e o 1.5 Sigma de 110 cv.

Atualmente, o Ford Ka produzido em Camaçari (BA) é também exportado para América do Sul e México. Da Índia, onde é produzido com o nome de Figo, ele é exportado para a Europa.

Sobre o autor

Redação

Comente

Clique aqui para comentar