Novidades

Ford EcoSport ganha versão aventureira com motor 1.0 turbo

O que falta ao Ford EcoSport entre seus rivais é um motor turbo, algo que ele já possui lá na Europa

Ford EcoSport Active [divulgação]
Ford EcoSport Active [divulgação]

Menor SUV da Ford no mundo, o EcoSport acaba de ganhar um reforço na Europa. Inspirado pelo brasileiro EcoSport Storm, o SUV compacto estreia a versão aventureira Active com motor 1.0 turbo no Velho Continente.

Seguindo a fórmula aplicada em Fiesta Active e Focus Active, o novo Ford EcoSport Active traz roupagem off-road. Ele ganha para-lamas pretos iguais aos da versão Storm brasileira, faróis com máscara negra além de pintura preta brilhante nos retrovisores e teto.

Ford EcoSport Active [divulgação]
Ford EcoSport Active [divulgação]
Esteticamente a única diferença do Active em relação ao Storm é a grade frontal, a ausência de estepe pendurado na traseira, adesivos e rodas de liga-leve. Por dentro o SUV compacto ganha acabamento em preto piano e letra A nos bancos dianteiros.

Turbo manual vs. aspirado automático 4×4

Só que o grande destaque do Ford EcoSport Active está debaixo do capô. Ao invés de usar o beberrão 2.0 quatro cilindros aspirado de 176 cv e 22,5 kgfm de torque, ele usa motor turbo. Trata-se do 1.0 EcoBoost três cilindros turbo que já foi visto no New Fiesta aqui no Brasil.

Esse motor rende 125 cv e 17,3 kgfm de torque – substancialmente menos que no EcoSport brasileiro, mas com economia de combustível garantida. Outra diferença é que o EcoSport aventureiro europeu não traz tração 4×4 como o brasileiro.

A transmissão também muda: manual de seis marchas no EcoSport Active e automática de seis marchas no EcoSport Storm. Destinada ao mercado europeu, essa nova variante do SUV compacto da Ford não será oferecida no Brasil.

Além disso, a Ford não tem planos de instalar o motor 1.0 turbo no EcoSport no Brasil por enquanto. Flagras revelaram que a marca testa a terceira geração do Eco em solo nacional e também um outro SUV que tomará o lugar do Ka.

>>Ford Bronco: sucesso acima do esperado com 190 mil reservas nos EUA

>>Comparativo: Nivus Highline e Tracker LT são tão iguais e tão diferentes

>>Avaliação: VW Nivus supre os órfãos do Golf que não gostam de SUV?