Destaque

Ford Focus ganha motor turbo do Mustang

Versão ST agora desenvolve 280 cv e 42,8 kgfm de torque

Ford Focus ST (divulgação)
Ford Focus ST (divulgação)

A Ford está apresentando na Europa a nova geração do Focus ST. A tão aguardada versão esportiva ST agora recebeu o motor do turbo que equipa a versão de entrada do Ford Mustang, que no hatch gera 280 cavalos ante os 314 cv do muscle car. O tamanho do motor, no entanto é a mesma, um 2.3 turbo, que além dos 280 cv entrega generosos 42,8 kgfm de torque.

Ford Focus ST (divulgação)

Os europeus ainda podem contar com uma versão a diesel, dotado de um motor 2.0 EcoBlue que desenvolve 190 cavalos e 40,7 kgfm de torque. Com esses números, o Ford Focus ST se transforma no modelo mais potente da linha ST até hoje, mas isso pode mudar com a chegada da versão RS, que vem para brigar com modelos como Volkswagen Golf R, por exemplo.

Ford Focus ST (divulgação)

O câmbio escolhido para a versão a gasolina do Focus ST é um manual de 6 velocidades que agrada os motoristas mais puristas, mas para quem exige mais conforto e descanso para o pé esquerdo, existe a possibilidade de fazer um up-grade e encomendar o câmbio automático de 7 velocidades. Ambas as opções estarão sempre acopladas a tração dianteira do Focus ST. A versão com tração nas quatro rodas será destinada apenas para o modelo RS, a configuração mais “nervosa” do hatch.

Ford Focus ST (divulgação)

Graças ao novo motor EcoBoost instalado no Focus ST, o modelo ganhou uma tecnologia anti-lag, que estava reservada apenas para o Ford GT ou para a picape F-150 Raptor. Esse sistema garante que a força do motor seja de forma constante quando estiver nos modos Sport ou Track. Este motor de quatro cilindros utiliza um turbo de baixa inércia e o curso da alavanca do câmbio manual está 7% menor.

Ford Focus ST (divulgação)

Enquanto a Europa recebe o novo Focus ST, nós aqui nos despedimos da geração atual do Focus que não trocou de geração, e que já teve o fim de sua produção decretada na Argentina, o que ocorrerá em maio deste ano.

O que nos resta, é torcer para que em algum momento, a Ford traga novamente a linha Focus para o país, e de quebra o ST. Afinal de contas, sonhar ainda não paga imposto.

Veja mais:

>> Ford Focus chega a 4ª geração mais requintado e sem Powershift

>> Focus RS ganha versão Heritage Edition

>> Mustang GT vai para Interlagos fazer seu melhor tempo