Destaque Novidades

Ford Focus ganha motor turbo do Mustang

Versão ST agora desenvolve 280 cv e 42,8 kgfm de torque
Ford Focus ST (divulgação)

A Ford está apresentando na Europa a nova geração do Focus ST. A tão aguardada versão esportiva ST agora recebeu o motor do turbo que equipa a versão de entrada do Ford Mustang, que no hatch gera 280 cavalos ante os 314 cv do muscle car. O tamanho do motor, no entanto é a mesma, um 2.3 turbo, que além dos 280 cv entrega generosos 42,8 kgfm de torque.

Ford Focus ST (divulgação)

Os europeus ainda podem contar com uma versão a diesel, dotado de um motor 2.0 EcoBlue que desenvolve 190 cavalos e 40,7 kgfm de torque. Com esses números, o Ford Focus ST se transforma no modelo mais potente da linha ST até hoje, mas isso pode mudar com a chegada da versão RS, que vem para brigar com modelos como Volkswagen Golf R, por exemplo.

Ford Focus ST (divulgação)

O câmbio escolhido para a versão a gasolina do Focus ST é um manual de 6 velocidades que agrada os motoristas mais puristas, mas para quem exige mais conforto e descanso para o pé esquerdo, existe a possibilidade de fazer um up-grade e encomendar o câmbio automático de 7 velocidades. Ambas as opções estarão sempre acopladas a tração dianteira do Focus ST. A versão com tração nas quatro rodas será destinada apenas para o modelo RS, a configuração mais “nervosa” do hatch.

Ford Focus ST (divulgação)

Graças ao novo motor EcoBoost instalado no Focus ST, o modelo ganhou uma tecnologia anti-lag, que estava reservada apenas para o Ford GT ou para a picape F-150 Raptor. Esse sistema garante que a força do motor seja de forma constante quando estiver nos modos Sport ou Track. Este motor de quatro cilindros utiliza um turbo de baixa inércia e o curso da alavanca do câmbio manual está 7% menor.

Ford Focus ST (divulgação)

Enquanto a Europa recebe o novo Focus ST, nós aqui nos despedimos da geração atual do Focus que não trocou de geração, e que já teve o fim de sua produção decretada na Argentina, o que ocorrerá em maio deste ano.

O que nos resta, é torcer para que em algum momento, a Ford traga novamente a linha Focus para o país, e de quebra o ST. Afinal de contas, sonhar ainda não paga imposto.

Veja mais:

>> Ford Focus chega a 4ª geração mais requintado e sem Powershift

>> Focus RS ganha versão Heritage Edition

>> Mustang GT vai para Interlagos fazer seu melhor tempo

 

Sobre o autor

Kleber Silva

Kleber Silva

Comente

Clique aqui para comentar

Encontre peças e acessórios





Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.

Instagram

Jocar