Mercado Novidades

Último Ford Fusion é fabricado para dar lugar ao Bronco Sport

Sucesso no Brasil e nos Estados Unidos em sua primeira geração, Ford Fusion se despede sem deixar sucessor
Ford Fusion
Ford Fusion [divulgação]

O Ford Fusion se aposentou oficialmente. Sedã grande de sucesso da Ford teve sua produção encerrada oficialmente em 31 de julho no México e as unidades à venda ainda na América do Norte são resultantes de resto de estoque. Aqui no Brasil, a Ford já havia descontinuado o Fusion meses antes.

Lançado originalmente em 2006, o Ford Fusion teve duas gerações, sendo que a última encarnação foi lançada em 2013 e reestilizada três vezes até hoje. A primeira geração foi a mais bem sucedida no Brasil, com seu design tipicamente americano, linhas retas e muito cromado.

Prova disso é que ele reavivou o segmento de sedãs grandes por aqui, até então explorado somente pelas montadoras japonesas sem muito alarde. Nos Estados Unidos foi a segunda geração do Fusion a mais bem sucedida, com 306.860 unidades comercializadas em 2014, seu melhor ano.

Ford Fusion
Ford Fusion [divulgação]
Vale lembrar também que o Ford Fusion de segunda geração foi vendido também na Europa rebatizado como Mondeo. Essa estratégia fazia parte dos planos globais One Ford da marca do oval azul, que pretendia unificar sua linha de carros por todo o mundo.

A aposentadoria do Fusion não se deve somente às vendas em queda constante, mas longe de serem ruins. Se deve à nova visão da Ford em privilegiar SUVs e picapes em todos os mercados em que atua – posição que ameaça o futuro do Ka e do Ka Sedan no Brasil.

Ford Fusion
Ford Fusion [divulgação]
A fábrica mexicana que produzia o Fusion passará por readequações e modernizações para receber a produção do SUV médio Bronco Sport. O novo utilitário esportivo terá preço mais alto que o do Fusion e posicionamento premium dentro da gama de modelos da Ford.

É esperado que Ford traga o Bronco Sport para o Brasil, complementando junto ao Territory e ao Escape Hybrid a linha de SUVs que tomará o lugar do Fusion, tanto em preço quanto em posicionamento de mercado.

>>Ford Bronco picape pode ficar pronta antes para brigar com Jeep Gladiator

>>Ford Bronco já tem 230 mil reservas feitas em duas semanas

>>Projeção: Ford Maverick 2021 será a tão desejada rival da Fiat Toro

Sobre o autor

João Brigato

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar