Destaque

Ford Ka e Hyundai HB20: zero estrelas no último teste do Latin NCAP

Com novo protocolo de testes, os compactos Hyundai HB20 e Ford Ka decepcionam com zero estrelas no Latin NCAP

Hyundai HB20 [Latin NCAP]
Hyundai HB20 [Latin NCAP]

Depois de rebaixar a nota do Hyundai HB20 no teste do Latin NCAP, o que gerou polêmica com a montadora sul-coreana, o Latin NCAP realizou novo teste de impacto com o hatch e com seu concorrente Ford Ka. Seguindo novos protocolos, Ka e HB20 tiraram zero estrelas no teste, os colocando em uma perigosa posição no segmento.

Segundo o Latin NCAP, “os modelos foram avaliados quanto ao impacto frontal e lateral, chicote cervical e proteção de pedestres. O impacto de poste lateral não foi executado em nenhum dos modelos, pois eles não oferecem proteção lateral para a cabeça como padrão”.

Ford Ka [Latin NCAP]
Ford Ka [Latin NCAP]
Além disso, a nota baixa foi justificada porque Ka e HB20 não estão em conformidade com os regulamentos das Nações Unidas sobre proteção de pedestres e o Controle Eletrônico de Estabilidade não é oferecido como item de série em todas as versões. Ambos não possuem folha de resgate disponível, requisito exigido pelo Latin NCAP no novo padrão de teste.

Hyundai HB20

Reprovado no teste de impacto do Latin NCAP, o Hyundai HB20 ficou com zero estrelas por conta dos baixos níveis de proteção. Tanto o hatch quanto o sedã HB20S pontuaram 19% para ocupante adulto, 10% para ocupante infantil, 43% para proteção de pedestres e 14% para assistência à segurança.

Com uma proteção de impacto frontal média, o impacto lateral apresentou proteção ruim para o tórax, levando o modelo a zero pontos. Houve também reclamações quanto à proteção para o pescoço e o fato de não haver controle de estabilidade como equipamento padrão.

Ford Ka

Repetindo o resultado ruim do Hyundai HB20, o Ford Ka obteve 34% de proteção para ocupante adulto, 9% para ocupante infantil, 50% para proteção de pedestres e 7% para assistência à segurança.

Com uma proteção de impacto frontal média, o impacto lateral apresentou proteção torácica fraca, levando o modelo a zero ponto para este teste, segundo o Latin NCAP. A ausência de controle de estabilidade em todas as versões do Ford Ka foi outra reclamação comum ao Hyundai HB20, justificando zero estrelas para ambos.

Segundo o órgão, a Ford já se posicionou sobre o assunto e “está apresentando atualizações para o equipamento de segurança do Ka de série, oferecendo ESC e airbags laterais de série em todas as versões”. Quando isso ocorrerá ainda é um mistério, mas o Latin NCAP afirma que classificação por estrelas será atualizada assim que a Ford os recursos de segurança como padrão para toda a região.

>>Hyundai HB20 Sense é bom, barato, só não é bonito – Avaliação

>>HB20 Diamond Plus 2021 vende bem porque é bom – Avaliação

>>Ford Ka é considerado um SUV pela marca lá na Índia