Destaque Mercado

Ford Ka Sedan e Fiat Cronos despencam nas vendas em fevereiro

Queda do Ford Ka Sedan é justificada por sua aposentadoria, mas enquanto o Fiat Cronos vai bem na Argentina, aqui ele sofre
Fiat Cronos [divulgação]
Fiat Cronos [divulgação]

Com a aposentadoria de Ford Ka Sedan e Toyota Etios Sedan, o mercado dos modelos três volumes compactos começou a passar por mudanças. No ranking dos mais vendidos, o Ford já não marca presença, assim como o Etios que nunca fez parte. Por outro lado, temos também o Fiat Cronos em uma irônica despencada.

É que o sedã compacto da Fiat derivado do Argo é o carro mais vendido da Argentina. Um contraste completo ao resultado de vendas no Brasil, onde ele foi o décimo sedã mais vendido. Até mesmo as vendas foram alarmantes em fevereiro, onde ele perdeu metade do volume total de janeiro (1.031 unidades contra 450 unidades).

Boa parte disso pode ser justamente creditado ao sucesso do modelo na Argentina (com isso a Fiat foca em abastecer aquele mercado) e à chegada das versões 2021 com dianteira levemente reformulada. Para esse ano é esperado que o Fiat Cronos ganhe motorização turbo e câmbio CVT para finalmente aposentar o velho motor 1.8 E.torq e se alinhar aos rivais Onix Plus, Viruts e HB20S, que tem motor turbo.

Chevrolet Onix Plus Midnight [Auto+ / João Brigato]
Chevrolet Onix Plus Midnight [Auto+ / João Brigato]

Trio turbo

Por falar na tríade turbinada, o Chevrolet Onix Plus continua líder isolado com mais de 6 mil unidades vendidas. Ele sozinho vende mais que boa parte dos rivais somados e é o único a aparecer no ranking dos carros mais vendidos do Brasil, segundo a Fenabrave.

Volkswagen Virtus vem em segundo lugar em um ano mais tranquilo, já que agora não tem mais a presença do Ford Ka Sedan para ameaçar seu posto. Contudo, é dentro de casa que vem a nova ameaça do Virtus: o Voyage tem ganho presença no mercado e cresce em vendas, mesmo sendo o sedã mais velho da categoria.

Nissan Versa Exclusive CVT [Auto+ / João Brigato]
Nissan Versa Exclusive CVT [Auto+ / João Brigato]
Únicos a crescer em vendas em fevereiro em comparação a janeiro, Virtus e Hyundai HB20S se mantém com volume de unidades emplacadas mais alto que o restante dos rivais. Destaque na lista para os irmão Nissan Versa e V-Drive, que ainda não conseguiram juntos superar o volume de vendas do antigo Versa.

Sedãs compactos mais vendidos do Brasil em fevereiro

  1. Chevrolet Onix Plus – 6.501 unidades
  2. Volkswagen Virtus – 2.162 unidades
  3. Volkswagen Voyage – 2.107 unidades
  4. Hyundai HB20S – 1.934 unidades
  5. Toyota Yaris Sedan – 1.391 unidades
  6. Fiat Grand Siena – 1.198 unidades
  7. Renault Logan – 1.023 unidades
  8. Nissan Versa – 1.008 unidades
  9. Nissan V-Drive – 630 unidades
  10. Fiat Cronos – 450 unidades

>>Nissan Versa Exclusive: de carro de Uber à referência – Avaliação

>>Onix Plus Midnight: sem erro como uma camiseta preta – Avaliação

>>Fim dos compactos? 2021 já levou Ka, C3, March e Etios à aposentadoria

Sobre o autor

João Brigato

João Brigato

Um comentário

Clique aqui para comentar

  • Preço do carro Também não ajuda né.
    Vc paga 73 mil reais para um carro que não vem aro de liga leve, farol de neblina e agora recentemente fizeram o favor de retirar a manta térmica do capô.
    Aí aí.