Destaque Mercado

Ford Ka Sedan também despenca entre sedãs mais vendidos de agosto

Se antes apenas o Ford Ka hatch era afetado pela queda nas vendas, agora o sedã repete o feito e começa a perder posições no ranking
Ford Ka Sedan [divulgação]
Ford Ka Sedan [divulgação]

Antes da pandemia, os irmãos Ford Ka e Ka Sedan eram frequentadores assíduos das posições mais altas nos rankings em suas respectivas categorias. O hatch, inclusive, alternava com o Hyundai HB20 a segunda posição de carro mais vendido do Brasil. Não mais: os compactos da Ford têm perdido força e ambos estão caindo de posição.

Enquanto o Ka hatch já está fora do top 10 de carros mais vendidos do Brasil, seu irmão sedã luta para manter posições altas na sua categoria. Antigamente ele ficava à frente do Volkswagen Virtus com facilidade, algo que não acontece mais desde pouco antes da metade do ano.

Em julho, o Ka Sedan estava em terceiro lugar no ranking, segundo dados fornecidos pela Fenabrave, caindo para quinta posição em agosto. O tombo só não foi maior pois o Toyota Yaris Sedan e o Fiat Cronos, respectivamente sexto e quarto sedã compacto mais vendido do Brasil, estavam a mais de 500 unidades longe do Ka Sedan.

Enquanto uma luz amarela acende na Ford, a Chevrolet e a Volkswagen só tem a comemorar. O Onix Plus se mantém líder da categoria e teve crescimento em relação ao mês passado. Por pouco não bateu 6 mil unidades vendidas e recuperou seu volume de vendas dos tempos pré-coronavírus.

Chevrolet Onix Plus [divulgação]
Já a Volkswagen fez uma inédita dobradinha de Virtus e Voyage dentro do pódio. Nem mesmo se as vendas dos irmãos fossem somadas, eles bateriam o que o Onix Plus (com ajuda do Joy Plus) conseguiu em agosto. Ainda assim, é um resultado bastante positivo para a marca alemã.

Em virtude da mudança de nome e da readequação de posições, o Nissan Versa perdeu algumas colocações no ranking. Durante o mês de agosto, foram emplacados 480 Versa e 15 V-Drive, que são exatamente o mesmo carro, mudando apenas o nome. Provavelmente as primeiras unidades do V-Drive são de test-drive de concessionária e frota de imprensa.

Sedãs compactos mais vendidos de agosto

  1. Chevrolet Onix Plus – 5.974 unidades
  2. Volkswagen Virtus – 3.240 unidades
  3.  Volkswagen Voyage – 2.455 unidades
  4.  Hyundai HB20S – 2.259 unidades
  5.  Ford Ka Sedan – 1.947 unidades
  6.  Toyota Yaris Sedan – 1.435 unidades
  7.  Fiat Cronos – 1.289 unidades
  8. Fiat Siena – 791 unidades
  9. Honda City – 597 unidades
  10. Nissan Versa e V-Drive – 495 unidades

>>Mais Ford Ranger serão produzidas para atender alta demanda no Brasil

>>Nissan V-Drive 1.0 de R$ 57.990 só poderá ser comprado pela internet

>>Polo e Virtus 2021 ganham rodas 18″ na versão GTS e mais itens de série

Sobre o autor

João Brigato

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar