Destaque

Ford Ka é considerado um SUV pela marca lá na Índia

Chamado apenas de Ford Freestyle, versão aventureira do Ford Ka é oferecida pela Ford como SUV na Índia, mesmo claramente não sendo

Ford Ka Freestyle [divulgação]
Ford Ka Freestyle [divulgação]

O conceito do que é um SUV ou não é bastante abrangente hoje em dia. De hatches mais altinhos com visual parrudo a um subcompacto que se diz o SUV dos compactos (estou falando de você Renault Kwid), as marcas aproveitam brechas para chamar seus modelos como quiserem. Prova é que a Ford considera o Ka um SUV na Índia.

Ok, não exatamente o Ka como um todo, que por lá é chamado de Figo. Diferentemente daqui onde o aventureiro Freestyle é considerado uma versão aventureira do Ka e nada mais além disso, na Índia ele recebe tratamento especial. Ele é separado da família e é tratado apenas como Ford Freestyle.

Linha de SUVs da Ford na Índia com um intruso [divulgação]
Linha de SUVs da Ford na Índia com um intruso [divulgação]
Repetindo o que a Renault fez com o Stepway ao separá-lo do Sandero para também poder chama-lo de SUV aqui no Brasil, a Ford indiana deu status próprio ao Ka aventureiro. Ele é colocado na mesma categoria de EcoSport e Endeavour, o SUV da Ranger.

Em seu site a Ford ressalta atributos do Freestyle como “estilo robusto, muscular com jeito de SUV”. Também chama o Ka aventureiro de “primeiro Veículo Utilitário Compacto (CUV) da Índia”. Mesmo que outros tantos hatches aventureiros já estivessem no mercado há anos.

Ford Freestyle [divulgação]
Ford Freestyle [divulgação]
Só que uma coisa o Ford Freestyle tem que somente SUVs e picapes aqui no Brasil possuem: motor diesel. Trata-se de um 1.5 quatro cilindros aspirado de 100 cv e 22 kgfm de torque. Segundo números oficiais da marca, esse motor é capaz de fazer 23,8 km/l. A tração, obviamente, não é 4×4, vale ressaltar.

Outra opção é o 1.2 três cilindros aspirado a gasolina com 96 cv e 12,2 kgfm de torque. Menos frugal, nesse caso, com média de 18,5 km/l. Ambos os motores são ligados a uma transmissão manual de cinco marchas. Ao contrário do Brasil, o Freestyle não tem opção de câmbio automático na Índia.

Ford Freestyle [divulgação]
Ford Freestyle [divulgação]
Outro detalhe interessante é que o Ford Ka regular é vendido na Índia como Figo. Além disso, a versão sedã é batizada como Aspire e tem porta-malas encurtado para ficar com até 4 metros de comprimento.

>>Ford investirá R$ 3 bilhões para fazer nova Ranger na Argentina

>>Ford confirma Bronco, Mustang Mach 1 e Ranger Black para o Brasil

>>Ford Ranger ganha mais uma versão aventureira além da Storm e Raptor