Destaque Novidades Serviço

Ford Ka zera em teste do Latin NCap

Testado pela segunda vez, hatch foi mal na avaliação de impacto lateral
Ford Ka vai mal em teste de impacto lateral (divulgação)

O Latin NCap divulgou a sexta fase de seus testes de segurança para a avaliação de veículos novos para a América Latina e Caribe. A má notícia é que o terceiro veículo mais vendido no Brasil, o Ford Ka, foi reprovado ao zerar no teste de proteção para adultos. Na proteção para crianças, o compacto recebeu três estrelas.

Vale lembrar que não é a primeira vez que o Ka é avaliado pelo órgão. Em 2015, ele tinha conseguido quatro estrelas para a proteção dos ocupantes adultos, porém, desde o ano passado os critérios de avaliação do órgão mudaram — e ficaram mais rígidos.

Um dos motivos para o hatch ter zerado, foi o péssimo desempenho no teste de impacto lateral. Segundo o Latin NCap, “o Ka apresentou um desempenho pobre no teste de impacto lateral, mostrando níveis altos de lesões no peito do ocupante adulto, penetração profunda do pilar B no habitáculo e abertura da porta.”. Além disso, a entidade relata que o modelo não dispõe de dispositivos de absorção de energia de impacto lateral na sua estrutura, nem mesmo no painel interior das portas. Contribuiu para o mau desempenho a porta traseira ter sido aberta no momento do impacto.

Em contrapartida a proteção infantil foi considerada “aceitável” no teste. Mas fica devendo cinto de três pontos em todos os assentos, sinalização de ancoragem Isofix (fixação de cadeirinhas infantis) deficiente. A falta de opção de desativar o airbag do passageiro para instalação de Sistema de Retenção Infantil (SRI) posicionado para trás também foi um dos empecilhos para a nota ter sido reduzida.

Com esse resultado, o Ford Ka se junta ao Chevrolet Onix no péssimo grupo de modelos que zeraram nos testes de colisão do Latin NCap. Foi mal também o Fiat Mobi, com uma estrela, enquanto o Volkswagen Polo corre por fora como carro compacto mais bem avaliado ao conseguir cinco estrelas.

Veja mais:

>> Novo Polo e Toyota Corolla alcançam 5 estrelas no Latin Ncap

>> Reprovado: Fiat Mobi recebe nota baixa no teste de colisão do Latin NCap

>> Renault Captur atinge 4 estrelas no Latin NCap

Sobre o autor

Diego Dias

Diego Dias

Comente

Clique aqui para comentar

Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva