Destaque Novidades

Ford mata mais um carro no Brasil e reduz linha a quatro carros

Depois de aposentar Ka, Ka Sedan, EcoSport e Territory SEL, a Ford agora põe fim ao Edge ST no Brasil e reduz sua linha a quatro carros
Ford Edge ST (divulgação)

Tal qual o efeito sanfona, a Ford expande e reduz sua linha de modelos no Brasil rapidamente. Ano passado tirou de circulação Ka, Ka Sedan e EcoSport, mas acrescentou o Territory. Já em 2021, trouxe o Bronco, Mustang Mach 1 e Ranger Black, mas sacrificou o Territory SEL e agora o Edge ST.

Lançado em meados de 2019, o Ford Edge ST foi a única versão da segunda geração reestilizada do SUV grande aqui no Brasil. Após a última mudança visual, a marca tentou mudar a abordagem dele. Ao invés de oferecer uma versão mais luxuosa, como a Titanium, o Edge passou a ser vendido na versão esportiva ST.

Era uma tentativa da Ford de renovar a sigla e trazer o Edge para o lado premium da marca, ao lado do Mustang. Ele começou a ser vendido por R$ 299.000 em abril de 2019 e se despede do mercado brasileiro em agosto de 2021, quando custava R$ 360.749. Se aqui sua carreira já se encerrou, lá nos EUA a sobrevida do Edge não deve seguir além de 2023.

edge
Ford Edge ST [divulgação]
Rumores apontam para a substituição do SUV por um modelo totalmente elétrico. É possível que ele use base do Mustang Mach E ou a MEB da Volkswagen, que já é certa de ser usada em modelos eletrificados da Ford no mundo todo.

Enquanto isso, ele segue em linha nos EUA em diversas versões. Aqui a única opção era a ST equipada com motor V6 2.7 EcoBoost turbo de 335 cv e 54,4 kgfm de torque. Segundo a Ford, o Edge ST chega aos 100 km/h em 6,7 segundos.

Ford Edge ST
Ford Edge ST [divulgação]

Linha Ford atual

Com a baixa do Edge ST, a Ford agora só tem quatro carros à venda no Brasil. Ironicamente ou não, do quarteto restante, três são oferecidos somente em uma versão. A linha é composta pelo Territory Titanium de R$ 214.990, Bronco Sport Wildtrack de R$ 264.690 e Mustang Mach 1 de R$ 523.950.

Já a Ranger é a única da atual linha Ford que é vendida em diversas versões: oito para ser mais preciso. As opções são XL Cabine simples manual (R$ 183.850), XL Cabine dupla manual (R$ 192.750), XLS 4×2 (R$ 184.390), XLS 4×4 (R$ 220.690), Black (R$ 193.690), Storm (R$ 222.790), XLT (R$ 253.390) e Limited (R$ 279.990).

>>EcoSport aparece na Índia com um facelift de gosto duvidoso

>>Ford anuncia fim da produção da Troller e do T4 para setembro

>>Maverick tem 80 mil pedidos, mas está abaixo do que a Ford queria

Sobre o autor

João Brigato

17 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Não compro mais Ford, embora goste da qualidade, tive 3 Ranger, ainda tenho uma…, só que sou bairrista, só compro carro de marca que também produza no Brasil.

    • Com certeza! É fácil a montadora trazer dos nossos vizinhos e como fica nossos trabalhadores?
      Também aderi a está atitude, tenho um Ford Ka na troca mudarei. 👍

  • Insistir com a Ford é um erro. Abandonaram milhares de empregados, fornecedores e concessionários numa crise jamais vista neste país, privilegiando a indústria lá fora. Mudem de marca.

  • Absurdo o que estão inflacionando os carros. A mesma Ranger limited em Fevereiro 2020 era R$ 179 mil, subiu $ 100 mil em 1 ano e meio. Surreal

  • Muita falta de compromisso com clientes usuários da marca
    Pois uma empresa dessas pode Trazer milhões de carros mas não serão mais confortável comprar
    Pois quem tem os carros que saíram de linha precocemente vão fazer o que quando precisar de substituição de peças. ….. Ford. Ajuda aí muita incompetente no quesito comprimido com clientes

  • BOICOTE À FORD!
    O que ela fez no Brasil nos últimos 30 anos? Quase nada. Este é o motivo de sua falência aqui. E os brasileiros continuarem investindo seu dinheiro em uma empresa que mandou milhares pro olho da rua? Eu não, prefiro quem invista aqui! 😉

  • Comprar Ford daqui pra frente só se estiver muito….mas muito barato mesmo…marca traiu o Brasil e principalmente o brasileiro. Tenho certeza que o cidadão de bem deste país não cai mais nessa!

  • Um bando de pobre que nunca teve um carro com menos de 10 anos, no máximo um resto de rico, dizendo Ford nunca mais…hahaha. A Ford tá cagando para a tua opinião e agora para 97% dos brasileiros.

  • Territory bom Suv urbano, Bronco otimo para gosta de fora de estrada e 4×4 e o Mustang um dos melhores esportivos a venda.
    Mais carros pra que?

  • Ford é melhor que todos os 4 marcas nacionais daqui, melhor do que Fiat, Volkswagen, Chevrolet e Hyundai! Com certeza estão reclamando porque não tem como comprar hahaha
    Essa linha de pensamento é horrível haha se for desse jeito não vai ter mais carro nenhum pra comprar pois está tudo caro também não é?

  • Burro, e quem ainda comprar carro da FORD. Abandonou nosso país deixando milhares de pais de família desempregado e ainda quer vender aqui . Faça me um favor, vá com Deus. #naocompreFORD #ForaFORDdeumavez #Levetudoqueéseuembora #FORDnuncamais