Novidades

Ford registra nome da picape rival da Fiat Toro no Brasil

Ford Maverick tem seu nome registrado no Brasil, não mais para um cupê, mas sim para uma picape rival da Fiat Toro

Ford Bronco Maverick
Ford Bronco Maverick [@brazilautomotive]

Se os rumores da chegada da Ford Maverick, rival da Fiat Toro, ao Brasil já eram quentes, a marca colocou gasolina na fogueira. Registro feito no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) mostra que o nome Maverick continua em propriedade da marca americana até 2030.

A Ford já tinha registrado no Brasil esse nome desde 1975, quando era usado por um cupê esportivo e por um sedã. Havia garantia de propriedade do batismo até 2025. Contudo, a Ford resolveu renovar a concessão de registro até 2030, já no novo sistema de registros.

Ford Bronco Maverick
Ford Bronco Maverick [@brazilautomotive]
O elemento nominativo Maverick garante à Ford, segundo registro no INPI seu uso em “veículos motorizados, a saber, automóvel de passageiros, caminhões, veículo utilitário esportivo (SUVs), veículos elétricos, veículos off-road, e partes estruturais destes”.

Maverick vai voltar?

O que não é segredo para ninguém, no entanto, é que o nome Maverick será usado por uma nova picape da Ford. A ideia é brigar diretamente com a Fiat Toro no ainda inexplorado segmento de picapes intermediárias.

Fiat Toro [divulgação]
Fiat Toro [divulgação]
Ela será menor que a Ranger, sendo a picape de entrada da Ford. Terá como base o Bronco Sport, usando mesma plataforma e alguns componentes mecânicos. É possível, apontam rumores, que a Maverick seja a picape do Bronco Sport, como aponta a projeção do Brazil Automotive.

Ela será vendida também nos Estados Unidos e no México, sendo o último o responsável pela produção da picape. Ainda assim, há chances de que ela seja fabricada também no Brasil ou na Argentina, mas a importação do México também é bastante viável.

Ford Ranger Limited [divulgação]
Ford Ranger Limited [divulgação]

Maverick Diesel?

A princípio estão programados somente motores a gasolina para a Ford Maverick. Ela deve usar o 2.0 quatro cilindros aspirado do EcoSport Storm com 167 cv. A rival da Fiat Toro também deve usar o 1.5 três cilindros turbo de 184 cv e 26,3 kgfm de torque do Bronco Sport.

Por fim, há ainda um 2.0 EcoBost quatro cilindros turbo de 248 cv e 38 kgfm de torque, novamente herdado do SUV médio. Para o Brasil, que ainda prefere picapes diesel, a Ford tem à disposição o 2.2 quatro cilindros turbo de 160 cv e 39,2 kgfm da Ranger que pode ser usado na Maverick.

>>EcoSport ganha versão aventureira com motor 1.0 turbo

>>Ford Bronco: sucesso acima do esperado com 190 mil reservas nos EUA

>>Ford Territory encarece R$ 14 mil na versão de entrada