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Ford Maverick chega ao Brasil em versão Lariat FX4

Aparentemente a Ford Maverick seguirá a mesma estratégia do Bronco Sport no Brasil. Com isso pode custar mais que a Ranger?

Ford Maverick no Brasil [divulgação]
Ford Maverick no Brasil [divulgação]

A tão aguardada rival da Fiat Toro já está no Brasil. A Ford oficializou a chegada das primeiras unidades da picape Maverick em nosso país em uma foto feita no Porto de Vitória (Espírito Santo). As picapes que chegaram agora serão usadas no lançamento oficial, que está programado para acontecer em 2022.

Além das primeiras Maverick no Brasil, a Ford também revelou que a versão escolhida para o nosso país é a Lariat FX4. Isso já revela algumas coisas sobre ela. Ainda que, em seu comunicado, a Ford diga que a versão escolhida conta “com características exclusivas para o mercado brasileiro”, ela deve seguir o que é feito nos EUA, mas com mais itens de série.

No mercado norte-americano, a Ford Maverick é vendida em três versões: XL, XLT e Lariat. Todas elas contam com motor híbrido 2.5 quatro cilindros aspirado ou 2.0 EcoBoost quatro cilindros turbo. Contudo, o pacote FX4 escolhido para o Brasil está disponível somente para as Maverick 4×4. E a tração nas quatro rodas só existe no modelo turbo.

Quanto vai custar?

Sem levar qualquer equipamento extra além do pacote FX4, a Ford Maverick nos EUA sai por US$ 31.735. Convertido em reais, significa que, no mínimo, a rival da Fiat Toro deve custar R$ 176.075. Isso a coloca abaixo da Ranger, que começa em altos R$ 194.690, que é o atual carro mais barato da Ford no Brasil.

Comparando à Fiat Toro, a Maverick Lariat FX4 tem preço intermediário entre as versões Freedom e Volcano, ambas com motor diesel. Contudo, o preço da picape da Ford pode ficar ainda mais alto quando ela chegar ao Brasil. Tudo dependerá dos equipamentos inseridos e dos impostos de importação. Mas é fato que ela precisa ficar abaixo dos R$ 200 mil.

Ford Maverick no Brasil [divulgação]
Ford Maverick no Brasil [divulgação]
Vale lembrar que o motor 2.0 quatro cilindros turbo entrega 250 cv e 38,3 kgfm de torque. É um pouco diferente do Bronco Sport que traz 240 cv e 38 kgfm de torque com o mesmo motor. Comparando com a Fiat Toro diesel, a picape italiana conta com 170 cv e 35,7 kgfm de torque.

Na Maverick, a transmissão é automática de dez marchas contra nove da Toro. Em ambas, a tração 4×4 é item de série. O consumo da Maverick 4×4 turbo revelado pelo EPA é de 7,8 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada. Já a picape brasileira Toro diesel faz 9 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada.

Ford Maverick no Brasil [divulgação]
Ford Maverick no Brasil [divulgação]

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