Destaque

Ford Maverick terá diversos derivados: Raptor e elétrica nos planos?

Lançada nos EUA e aguardada no Brasil para brigar com a Fiat Toro, picape Ford Maverick não ficará restrita somente às seis versões lançadas

Ford Maverick [divulgação]
Ford Maverick [divulgação]

A Ford tem confiança de que a Maverick se tornará um modelo de grande importância em seu portfólio. Tanto que a marca já estuda produzir novas variantes da picape além das seis versões lançadas. Uma opção elétrica já está nos planos, mas será que teremos uma Ford Maverick Raptor?

Em entrevista ao The New York Times, Jim Farley, CEO da Ford, disse que a marca prepara novidades para a picape. “Consigo ver a Ford produzindo uma família de variantes da Maverick, incluindo uma versão elétrica”. Como a própria marca já falou em diversas situações que será 100% elétrica no futuro, uma variante ligada na tomada da picape intermediária faz sentido.

A grande questão é: quais são essas outras variantes que Farley citou? Dificilmente a marca norte-americana se aventurará a fazer uma versão cabine simples da Maverick. Até porque suas rivais Fiat Toro e Hyundai Santa Cruz não entraram nesse segmento e nem pretendem fazer isso. Afinal, não é uma picape para o trabalho.

Ford Maverick [divulgação]
Ford Maverick [divulgação]
Na mesa da Ford existem algumas importantes possibilidades. A Maverick poderia ganhar uma versão Raptor, com apelo off-road pesado. Ela pode contar com motor turbo 2.3 do Focus RS com 350 cv e 48 kgfm de torque. A suspensão elevada, carroceria alargada e estilo parrudo fariam parte do pacote Raptor, já visto em Ranger e F-150.

Até mesmo uma variante off-road mais leve, como a Storm da Ranger e do EcoSport, pode chegar à Raptor. Nessa versão, ela ganharia para-lamas alargados com plástico preto, grade frontal com nome Ford escrito e uma leve modificada na suspensão para enfrentar o off-road um pouco mais pesado.

Ford Maverick [divulgação]
Ford Maverick [divulgação]
É certo que a Ford planeja mais variantes da Maverick para em breve. Outra certeza é que ela será vendida no Brasil, muito provavelmente em 2022. A Ford precisa de um carro abaixo da Ranger e do Territory para ganhar volume no Brasil. E é justamente esse papel que fará a Maverick. Afinal, a Toro sozinha vende mais que muito carro popular.

>>Outros Ford Maverick que não são a rival da Toro e o cupê brasileiro

>>Ford Maverick vai brigar com a Fiat Toro fazendo 17 km/l na cidade

>>Bronco Sport é o melhor Ford que você pode comprar hoje | Avaliação