Destaque Novidades

Ford prepara SUV rival para o Hyundai Creta com plataforma indiana

Intermediário entre o EcoSport e o Territory, novo SUV da Ford será construído em parceria com a Mahindra
Ford prepara rival do Hyundai Creta [divulgação]
Ford prepara rival do Hyundai Creta [divulgação]

A expansão global da Ford em SUVs e picapes acaba de ganhar um novo capítulo. Enquanto no Brasil o segmento de modelos de médio porte ganhará o reforço de três modelos para substituir o sedã Fusion, lá fora a Ford começa o ataque no segmento de compactos. Prova disso é que ela terá um novo SUV compacto pra brigar com o Hyundai Creta.

O novo modelo de código W601 está em desenvolvido na Índia e será produzido em parceria com a Mahindra. A marca indiana terá também a sua variante do SUV, que tem código-projeto W605. Ambos têm a mira apontada para o Hyundai Creta, até então rei do segmento de SUVs compactos na Índia, e para o Kia Seltos, atual sensação da categoria.

A ideia da Ford é criar um SUV compacto de verdade nesse disputadíssimo segmento. Apesar de ter praticamente criado a categoria, o EcoSport é pequeno frente ao Creta e ao Seltos: o SUV da Ford tem 4 metros de comprimento e se beneficia de leis locais indianas, enquanto o Hyundai e o Kia batem os 4,27 e 4,34 m, respectivamente, são mais caros, mas vendem mais.

Irmão maior do EcoSport

Com o EcoSport brigando na ponta de entrada com Hyundai Venue e Kia Sonet, o novo SUV compacto Ford Mahindra servirá de ponte entre o SUV derivado do New Fiesta e modelos de porte médio, como Territory e Escape. É basicamente o papel que o Puma tem na Europa e em países onde é comercializado.

A diferença é que, enquanto o Puma é baseado na plataforma do novo Fiesta, o Creta da Ford será derivado de uma base Mahindra. O jogo será semelhante ao feito com o Territory, que é uma variante mais sofisticada do SUV chinês Yusheng S330.

Foto (divulgação)

Porém, no caso desse novo SUV, o desenvolvimento será compartilhado entre Ford e Mahindra em 100%. A plataforma será da marca indiana, enquanto os motores serão reaproveitados da atual linha Ford. Segundo informações da GaadiWaadi, o Creta da Ford e da Mahindra será equipado com motores aspirados 1.5 e 2.0 atualmente usados pelo EcoSport brasileiro.

Haverá também um novo motor 1.2 três cilindros turbo que equipará o EcoSport indiano ainda em 2020 e o novo SUV compacto quando for lançado. É possível também que o rival do Creta gere algum fruto para a marca sul-coreana SsangYong, visto que a Mahindra é sua atual proprietária.

EcoSport no Brasil

Apesar de menor que seus rivais, aqui no Brasil o EcoSport é sim visto como um rival do Hyundai Creta, especialmente por culpa do preço. Contudo, a próxima geração equilibrará o jogo. O modelo terá plataforma de Ka melhorada e crescerá a ponto de bater os 4,20 m de comprimento que possuem seus rivais. O visual será mais urbano e menos SUV, como o Honda HR-V e o Nissan Kicks.

>>Avaliamos o Ford Territory Titanium

>>Ford Territory encarará somente versões mais caras do Jeep Compass

>>Último Ford Fusion é fabricado para dar lugar ao Bronco Sport

Sobre o autor

João Brigato

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar