Destaque Novidades

Ford Ranger 2023 terá 3 motores diesel: V6 é mais fraco que dá Amarok

Global e futuramente até eletrificada, Ford Ranger 2023 tem sua gama de motores diesel divulgada para o mundo
Ford Ranger Wildtrak 2023 [divulgação]
Ford Ranger Wildtrak 2023 [divulgação]

A nova geração da Ford Ranger será um produto verdadeiramente global em todos os sentidos. Vendida em mais países que qualquer outro modelo da marca do oval azul, a picape média teve sua gama de motores diesel revelados com uma amarga surpresa: o V6 é mais fraco que o usado na Volkswagen Amarok V6.

Revelada na Austrália, a família de motores diesel da Ford Ranger 2023 será constituída por três opções diferentes. As versões de entrada serão equipadas com um 2.0 quatro cilindros turbo de 167 cv e 41,3 kgfm de torque. Ele substitui o 2.2 quatro cilindros de 160 cv e 39,2 kgfm usado hoje nas Ranger XL, XLS e Black.

A Ford promete consumo mais baixo por conta da litragem menor (2.0 contra 2.2) e com vantagem de mais força. Foram adicionados 7 cv e 2,1 kgf de torque. O câmbio automático de dez marchas também terá papel importante nessa redução de consumo e tem quatro marchas a mais que a atual caixa automática da Ranger.

Ford Ranger XL 2023 [divulgação]
Ford Ranger XL 2023 [divulgação]
No andar superior, temos a versão biturbo desse 2.0, entregando 206 cv e 51 kgfm. Ele substitui o 3.2 cinco cilindros em linha com larga vantagem. Além de ter um cilindro a menos e ser um 2.0 contra um 3.2, ele tem 6 cv e 3,1 kgfm de torque extras. A redução de consumo por aqui será ainda mais sentida. O câmbio também tem dez marchas.

Ranger V6 mais fraca que a Amarok V6

Assumindo um novo papel dentro da gama Ranger, o motor V6 turbo 3.0 coloca a picape em um novo nível de potência e torque nos motores diesel. Até então, mesmo globalmente, o 3.2 era o motor mais potente disponível para a picape média. São 247 cv e 61,2 kgfm de torque, uma desvantagem de potência, mas não de torque para a Volkswagen Amarok V6.

Ford Ranger Wildtrak 2023 [divulgação]
Ford Ranger Wildtrak 2023 [divulgação]
Com 258 cv, a picape alemã tem 11 cv a mais, mas o torque é 3,1 kgfm menor. Com isso, a Amarok V6 segue como a picape média diesel mais potente do mundo. A versão V6 da Ranger ainda tem sistema start-stop ausente nas versões 2.0 turbo e biturbo. Tal qual o restante da gama, o câmbio é automático de dez marchas herdado do Mustang.

Há ainda a versão Raptor, única a gasolina. São 392 cv e 43,9 kgfm de torque providos por um motor 3.0 V6 biturbo. Ela é a Ranger mais potente da família, mas com mais torque somente que a versão 2.0 turbo diesel de entrada. Culpa do uso de gasolina. A Raptor também é a única que não leva 1 tonelada de carga na caçamba e tem menor capacidade de reboque.

Ford Ranger XLT 2023 [divulgação]
Ford Ranger XLT 2023 [divulgação]
Na Austrália, a Ranger será vendida nas versões XL, XLS, Sport, Wildtrack e Raptor. No Brasil, espere por uma gama sem as versões Sport, Wildtrack e Raptor. Elas devem ser substituídas pela Storm e Black, que representam uma boa parte das vendas da atual geração da picape média. 

>>Audi Amarok? Picape Audi baseada na Ford Ranger pode virar realidade

>>Volkswagen Amarok V6 é estradeira com rugas evidentes | Avaliação

>>Nova Volkswagen Kombi elétrica merece ser vendida no Brasil

Sobre o autor

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar