Novidades

Ford testa nova tecnologia contra acidentes

Primeiro modelo a utilizar a tecnologia será o SUV Puma
Tecnologia Ford (divulgação)

A Ford apresentou nesta semana na Europa uma nova tecnologia para seus carros conectados.

Segundo a marca, essa nova tecnologia alerta antecipadamente o motorista caso o sistema encontre perigos a frente, como acidentes, animais na pista e outros casos.

O sistema atende pelo nome de LHI – Local Hazard Information – ou em português – informação de perigos locais, atua independentemente dos motoristas para fornecer informações, trabalhando assim de forma autônoma.

Ford Puma (divulgação)

Os alertas são gerados automaticamente por ocorrências registradas pelos carros à frente, como o acionamento de bolsas infláveis, de luzes de emergência, do controle de tração ou dos limpadores de para-brisa. Uma vez que o motorista se depara com uma parada brusca, acidente ou tombamento de carga, os demais motoristas que vierem atrás – provavelmente fora do campo de visão – recebem um alerta.

Bacana também que essa nova tecnologia serve para avisar sobre tempestades de granizo, inundações e deslizamentos de terra que acontecerem nas proximidades onde o veículo transita. Os alertas só são exibidos no painel do carro se tiverem impacto na rota do motorista.

Ford Puma (divulgação)

A empresa HERE Technologies vai trabalhar em conjunto com a equipe de tecnologia da Ford para operar a plataforma central, que é baseada em nuvem para coletar informações dos veículos. O primeiro modelo que virá com esse sistema de série será o SUV Puma, que o oferecerá de forma gratuita durante o primeiro ano.

A meta é que, até o final do ano, o LHI esteja disponível em mais de 80% da linha de veículos de passeio da Ford na Europa. O sistema pode também gerar e receber alertas de carros de outras fabricantes.

Veja mais:

>> Ford revela novo Mustang Mach-E, seu 1º SUV elétrico

>> Ford prepara Mustang com motor elétrico de 900 cv

>> Ford dá mais uma pista sobre visual do novo SUV Bronco

Sobre o autor

Kleber Silva

Kleber Silva

Comente

Clique aqui para comentar

Encontre peças e acessórios





Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva