Curiosidades Novidades

Ford Transit agora pode rodar com óleo de cozinha

Novidade fará sua estreia na Europa
Ford Transit (divulgação)

Devido as novas e rigorosos limites de emissão de poluentes, a Ford europeia resolveu apostar no óleo de cozinha usado (ou na gordura animal) para abastecer a van Transit.

E não, você não leu errado, a Ford realmente está apostando em óleo de cozinha usado e gordura animal como combustível.

Esse tipo de óleo será misturado ao HVO – Hydrotreated Vegetable Oil – um tipo de diesel renovável que, além de óleo de cozinha usado, pode incluir gordura animal, óleo de peixe e subprodutos de processos industriais em sua composição. Por conta do hidrogênio em sua composição, o HVO tem menor impacto no meio ambiente depois da queima feita pelo motor.

Ford Transit (divulgação)

Na Europa, existem várias empresas que já coletam os óleos de cozinha usados de restaurantes, escolas e indústrias. A Ford também garante que testou exaustivamente a nova adição dos óleos no motor da Transit, garantindo assim seu desempenho e durabilidade sem a necessidade de nenhuma modificação no combustível.

O HVO já é comercializado em postos de combustível selecionados da Europa, principalmente na Escandinávia e nos países bálticos, tanto em sua forma pura como adicionado ao diesel comum. Em outros mercados, ele também é adotado por frotistas que precisam melhorar sua pegada ecológica, adquirido diretamente de fornecedores especializados.

Economia de combustível (divulgação)

Se o veículo precisar abastecer em uma região onde o HVO não é comercializado, o motorista pode usar diesel convencional – os combustíveis podem se misturar no tanque sem problemas. Essa notícia também é boa para o Brasil pois, junto da Europa, somos um dos maiores produtores de biodiesel do mundo.

Somente no ano passado, a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) autorizou o aumento de 10% para 11% da mistura de biodiesel no diesel. A meta é elevar a mistura para 15% (B15) até 2023. Atualmente, cerca de 80% do biodiesel no Brasil é produzido a partir do óleo de soja.

Veja mais:

>> Carros inesquecíveis: Ford Pampa

>> Ford testa nova tecnologia contra acidentes

>> Ford revela novo Mustang Mach-E, seu 1º SUV elétrico

Sobre o autor

Kleber Silva

Kleber Silva

Comente

Clique aqui para comentar

Encontre peças e acessórios





Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva