Destaque Novidades

Ford apresenta seu primeiro Volkswagen rebatizado: volta da Autolatina?

Tourneo Connect nada mais é que a versão Ford da van Volkswagen Caddy, mas é algo bem diferente da Autolatina
Ford Tourneo Connect Titanium [divulgação]
Ford Tourneo Connect Titanium [divulgação]

Lembra da época em que Volkswagen e Ford compartilhavam carros? VW Apollo nada mais era que um Ford Verona com outro logo. E depois a dupla Versailles e Royale não passavam de variantes dos clássicos Volkswagen Santana e Quantum. Agora as duas marcas voltaram a cooperar juntas, mas bem diferente dos tempos da Autolatina.

Agora, VW e Ford vão desenvolver conjuntamente alguns carros, como será o caso de Ranger e Amarok. Mas também haverá compartilhamento de plataformas e modelos inteiro no caso da linha comercial. O primeiro deles é a nova geração da Tourneo Connect, que é a versão Ford da Volkswagen Caddy.

Primeiro Ford da história construído sobre a plataforma MQB, a nova Tourneo Connect também terá uma versão furgão a ser chamada de Transit Connect. Por enquanto a marca do oval azul apresentou somente a versão de passageiros e que estará à venda na Europa somente em 2022.

Ford Tourneo Connect Sport [divulgação]

Ford com gosto de Volkswagen

Basicamente o que a Ford fez para adotar sua linguagem visual foi modificar toda dianteira. Os para-lamas são os mesmos da Caddy, mas capô, faróis e para-choque são exclusivos da Tourneo Connect. Está lá a nova grade frontal ovalada da marca interligada aos faróis retangulares, que lembram os do Toyota RAV4.

Na traseira, as lanternas mantiveram o mesmo formato do modelo da Volkswagen, mas com parte interna modificada. A tampa do porta-malas tem novo formato para a área da placa e o logotipo da Ford ficou na tampa de vidro. Há ainda um friso cromado que separa as duas partes.

Ford Tourneo Connect Active [divulgação]
Apostando em abordagens diferentes, a Ford trouxe versões Sport e Active para a sua van comercial. A diferença está apenas na estética, onde a Sport recebe elementos pretos brilhantes no lugar dos cromados e faixa dupla no centro. Já a Active tem plásticos pretos na parte inferior da carroceria e visual aventureiro.

O interior foi sutilmente modificado para tentar passar por um Ford. Volante é o mesmo do Nivus, mas com parte central modificada de maneira semelhante ao usado nos modelos da Ford. Já o painel recebeu ponteiros azul claro, mas é o mesmo usado nas versões de entrada do Polo.

Ford Tourneo Connect [divulgação]

TSI que vira EcoBoost

Mecanicamente tudo vem da Volkswagen, apesar de a Ford ter trocado os nomes dos motores. Com gasolina, o 1.5 TSI entrega 114 cv e 22,4 kgfm de torque, mas é chamado de EcoBoost. Já para quem precisa de diesel, o 2.0 TDi (chamado de EcoBlue) entrega 112 cv e 28,6 kgfm ou 122 cv com 32,7 kgfm.

Todas as versões são equipadas com transmissão manual de seis marchas. Mas há como opção a transmissão automatizada de dupla embreagem Powershift de sete marchas, que na verdade é a DSG da Volkswagen. Tração nas quatro rodas só está disponível para os modelos 2.0 diesel com câmbio manual.

Ford Tourneo Connect Active [divulgação]

>>Ford pode ressuscitar picape Courier para brigar com Fiat Strada

>>Só com o C4 Cactus, Citroën vende mais que a Ford no Brasil

>>Volkswagen Virtus se transformará em Skoda Slavia ainda em 2021

Sobre o autor

João Brigato

Um comentário

Clique aqui para comentar