Destaque Novidades Serviço

Frota de veículos em SP quase triplicou em 20 anos

Estado de São Paulo tem 29.164.426 veículos registrados
trânsito
Rodízio municipal em São Paulo (reprodução)

Não parece, mas já se passaram duas décadas desde que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) foi implementado, exatamente em janeiro de 1998. Ao longo desses 20 anos muita coisa mudou, como legislação, novas demandas de segurança e também a quantidade de carros nas ruas — principalmente no Estado de São Paulo, onde a frota de veículos quase triplicou nesse período.

Para se ter uma dimensão, o número de veículos registrados no Estado de São Paulo aumentou 161% segundo o Detran.SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo). Enquanto em 1997 a frota contava com 11.197.440 veículos, em dezembro de 2017 esse número saltou para 29.164.426. Já na Capital o número de veículos registrados cresceu de 4.735.229 para 8.603.239, um aumento de 82% em 20 anos.

Vale lembrar que esse número inclui todos os tipos de veículos como ciclomotor, motoneta, motocicleta, triciclo, micro-ônibus, camioneta, camionete, utilitários, carros, ônibus, caminhões, reboques, semirreboques e outros.

Dado esse grande crescimento, não é difícil entender o motivo de tanto trânsito nas principais metrópoles do Estado, bem como alternativas para reduzir a frota circulante nas ruas — a exemplo do rodízio de veículos na cidade de São Paulo.

Veja mais:

>> Radares de São Paulo fiscalizarão motoristas por velocidade média

>> Limite de velocidade na madrugada poderá ser suspenso com nova lei

>> Projeto de lei prevê CNH apenas para carro automático

Sobre o autor

Avatar

Redação

Comente

Clique aqui para comentar