Destaque Novidades

Furgões Peugeot e Citroën, que pegaram lugar da Kombi, viram elétricos

Citroën ë-Jumpy e Peugeot e-Expert estreiam no Brasil como primeiros furgões de médio porte com versão 100% elétrica
Kombi
Citroën ë-Jumpy [divulgação]

Depois de tomarem o lugar da Kombi em feiras, empresas e no ceasa, os primos Peugeot Expert e Citroën Jumpy acabam de ganhar versão 100% elétrica. Contudo, diferentemente do BYD eT3 e do Renault Kangoo Z.E., que tem vendas restritas somente a empresas e pouquíssimas revendas das marcas, os novos modelos da Stellantis tem abrangência nacional.

Ainda que nem todas as concessionárias das marcas francesas do grupo Stellantis estejam aptas a vender a dupla, a quantidade de revendas é maior do que dos modelos concorrentes. Além disso, ë-Jumpy e e-Expert também são maiores. Na ficha técnica, os furgões elétricos marcam 5,30 m de comprimento, 1,92 m de largura e 1,92 m de altura.

Visualmente não há alteração em relação à versão com motor diesel 1.6 BlueHDi de 115 cv e 30 kgfm de torque. A única mudança fica por conta do bocal de carregamento elétrico no para-lama dianteiro. Por dentro, a manopla de câmbio é substituída por uma pequena alavanca para seleção de marcha. Já o painel, tem medidor de força no lugar do conta-giros.

Peugeot e-Expert [divulgação]
Peugeot e-Expert [divulgação]

Sai diesel, entra eletricidade

Totalmente elétricos, os novos ë-Jumpy e e-Expert contam com 330 km de autonomia graças às baterias de 75 kWh oferecidas no Brasil. Lá na Europa, há variante com bateria de capacidade menor, capaz de rodar até 230 km.

O motor elétrico entrega 136 cv, uma dose extra de 21 cv em relação ao diesel. Já o torque é de 26,5 kgfm, uma redução de 3,5 kgfm quando comparado ao modelo 1.6 atualmente vendido no Brasil. A vantagem, no entanto, é que o torque máximo está disponível ao primeiro toque no acelerador.

Kombi
Citroën ë-Jumpy [divulgação]
A velocidade máxima, no entanto, é limitada a 130 km/h para preservar as baterias. Segundo a Stellantis, um wallbox de 7,4 kW carrega o modelo em 11 horas e 20 mimutos. Já em um Wallbox de 11 kW, a carga demora 7 horas e meia. Já em carregadores públicos de 100 kW, são necessários 45 minutos para carga completa ou meia hora para 80%.

Versão única

Tanto o Peugeot e-Expert quanto o Citroën ë-Jumpy serão vendidos em versão única no Brasil por R$ 329.990. A dupla vem equipada com direção elétrica, retrovisores elétricos, vidros elétricos, faróis com luzes diurnas, ar-condicionado, sensor e câmera de ré, controle de tração e de estabilidade. A central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay é opcional.

Peugeot e-Expert [divulgação]

>>Peugeot Landtrek terá mudanças feitas pela Fiat para o Brasil

>>Stellantis investirá em mais SUVs para Alfa Romeo e Citroën

>>Peugeot começa a produzir o SUV cupê 4008 na Europa

Sobre o autor

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar

Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva