Destaque Novidades

Futuro do Volkswagen up! em produção começa a ser ameaçado

No Brasil a linha 2021 do Volkswagen up! ainda não foi lançada e modelos vendidos foram feitos em 2019. Já na Europa, derivados se despedem
Volkswagen up! [divulgação]
Volkswagen up! [divulgação]

Queridinho entre os preparadores nas versões com motor TSI, o Volkswagen up! tem futuro incerto na linha de produção da marca alemã tanto no Brasil quanto lá fora. Apesar de ser um bom carro e sempre elogiado pela crítica e consumidores, ele é caro de produzir e de comprar. Fatores esses que sempre fizeram com que o up! vendesse aquém do seu potencial.

Lá na Europa, o segmento de subcompactos está em queda fortíssima e a Volkswagen decidiu aliviar a pressão na categoria. Poucos meses depois de iniciar a produção da versão elétrica do Skoda Citigo, o grupo removeu o primo do up! de linha, incluindo versões a gasolina. O Seat Mii deve seguir pelo mesmo caminho em breve.

Vale lembrar que na Europa, o Volkswagen up! dá origem também ao Skoda Citigo e ao Seat Mii, que nada mais são do que versões rebatizadas e levemente modificadas do subcompacto alemão. O up! é o mais caro dos três, mas é mais sofisticado e vende mais que os primos.

Já aqui no Brasil, o modelo ainda não teve sua linha 2021 lançada e constantemente é ameaçado de sair de linha. Nada oficial ainda consta, mas planos revelavam que ele sairia de linha no próximo ano caso as vendas não subissem. A mudança do catálogo de versões feitas na linha 2020 animou as vendas, o que pode ter postergado a vida do pequenino.

Desde fevereiro deste ano, todos os carros produzidos e vendidos no Brasil devem contar com cinto de três pontos e encosto de cabeça para todos os passageiros. Essa determinação fez com que a Fiat Weekend saísse de linha no começo do ano.

O up! atende parcialmente a esses requisitos, pois conta com encosto de cabeça central, mas não há cinto de três pontos para o passageiro do meio. A solução da Volkswagen, já confirmada pelo presidente da marca, Pablo Di Si, em diversas ocasiões, será homologar o up! como um carro para quatro passageiros, não mais para cinco.

Por conta dessa nova legislação, todos os Volkswagen up! vendidos no Brasil em 2020 até agora, foram produzidos no ano passado ou no começo de 2020. Afinal, o subcompacto que está na concessionária tem ainda cinco lugares. A mudança de layout será feita na linha 2021 que ainda não foi lançada.

Volkswagen up! [divulgação]
Volkswagen up! [divulgação]
Tamanha espera pelo lançamento do up! 2021 pode ser justificado pelo futuro incerto do modelo. Na Europa ele tem chance de sobrevida maior caso sua versão elétrica faça sucesso. Por aqui, as vendas são apoiadas principalmente pela versão TSI, mas nada no mesmo nível de Polo, Gol ou até parelho a sedãs que tem menos volume que hatches, como Virtus e Voyage.

Ele é considerado um dos hatches mais divertidos à venda no Brasil. Além disso, junto ao Chevrolet Onix, o Volkswagen up! é um dos únicos carros turbo com câmbio manual oferecidos no nosso país.

>>Peugeot 208 Sedan seria um bom rival para o Volkswagen Virtus?

>>Comparativo: Nivus Highline e Tracker LT são tão iguais e tão diferentes

>>Avaliação: VW Nivus supre os órfãos do Golf que não gostam de SUV?  

Sobre o autor

João Brigato

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar