Destaque Novidades

Great Wall ainda não comprou fábrica no Brasil e está de olho na Ford

Fábricas da Mercedes-Benz e da Ford estão na mira da Great Wall, mas planta fora do Brasil é alternativa, enquanto importação é estudada
Haval Jolion [divulgação]
Haval Jolion [divulgação]

A Great Wall está tomando passos cuidadosos aqui no Brasil. Ainda que a compra da fábrica da Mercedes-Benz tenha sido dada como certa, essa não é exatamente a situação. A marca chinesa ainda não fechou o local de sua nova planta, que pode até mesmo não ficar em nosso país.

Segundo o Automotive Business, a Great Wall vai decidir seu destino no Brasil até setembro. O que é certo é que a marca não terá um parceiro local, como faz a Chery com a CAOA ou a Kia com o grupo Gandini. Andando com suas próprias pernas, a Great Wall abre mais possibilidades do ponto de vista global.

A chinesa estuda produzir no Brasil ou em outros países do Mercosul os quais tem custo de fabricação mais baixo. Por isso, nada está descartado até o momento: a Great Wall pode arrematar a fábrica da Mercedes, da Ford ou outra planta nem países vizinhos. O que ela não quer, no entanto, é construir uma fábrica do zero.

Haval H6 [divulgação]
Haval H6 [divulgação]
Isso se faz necessário para poupar tempo e começar a vender carros no Brasil o quanto antes. A Great Wall cogita fortemente importar os primeiros modelos da China para depois iniciar a produção nacional.

“Não está descartada a importação em um primeiro momento. O que está sendo feito é uma preparação do terreno para que, quando a China der o sinal verde para os investimentos locais, tudo esteja o mais pronto possível ou próximo disso”, contou a fonte ao Automotive Business.

Haval Big Dog [divulgação]
Haval Big Dog [divulgação]
Até o momento, o que a Great Wall tem é um registro na Junta Comercial de São Paulo. O capital associado é de R$ 6 milhões e há uma sede instalada na Mooca, zona Leste de São Paulo. Além disso, a marca já tem registrado no INPI alguns de seus carros.

>>Chinesa Great Wall quer fabricar carros elétricos no Brasil

>>Haval: quem é a Jeep da China que em breve estará no Brasil?

>>Cinco carros legais vendidos na China que não temos no Brasil

Sobre o autor

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar

Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva