Destaque Mercado

Hatch médio mais vendido do Brasil em outubro foi um elétrico

Ex-líder, o hatch médio Chevrolet Cruze Sport6 deu uma leve escorregada em outubro e a Nissan aproveitou para vender mais Leaf para locadoras
Nissan Leaf [divulgação]

Hatch médio no Brasil está em um ritmo lento que quase para. Hoje a única fabricante que produz um modelo desse tipo na América Latina é a Chevrolet com o Cruze Sport6. O restante da categoria é toda composta por modelos importados e com preços acima dos R$ 200 mil. Mas isso não impediu a Nissan de ser líder com um carro elétrico.

Nos áureos tempos em que hatch médio era símbolo de status, a Nissan tinha o Tiida. Ele jamais foi o líder do segmento, que tinha modelos de peso como Fiat Stilo, Ford Focus, Volkswagen Golf, Chevrolet Astra e Vectra GT, além de Peugeot 307 e Citroën C4. Hoje todos eles se foram.

Em outubro, o Nissan Leaf se tornou o hatch médio mais vendido do Brasil com 192 unidades emplacadas. Boa parte foi para locadoras em uma nova ação da marca japonesa. Segundo dados da Fenabrave, foi suficiente para colocar o Chevrolet Cruze Sport6 na 2ª colocação. O modelo da GM teve 101 unidades emplacadas. O restante do ranking ainda patina bastante.

Chevrolet Cruze Premier [divulgação]
Chevrolet Cruze Sport6 Premier [divulgação]
Os modelos seguintes são do trio alemão: Mercedes-Benz Classe A, Audi A3 e BMW Série 1. O Classe A foi o que mais vendeu, com 11 unidades. Ele é seguido pelo A3 com 4 modelos vendidos, todos possivelmente já da nova geração que recentemente chegou ao Brasil. Já o BMW Série 1 conquistou 3 novas garagens em outubro.

Ao todo, o segmento vendeu apenas 312 carros em setembro e 2.493 carros durante todo o ano de 2021. Isso significa pouco mais do que a quantidade de unidades emplacadas de Volkswagen Fox em setembro. Vale lembrar, que o Fox foi descontinuado recentemente e ainda assim vendia bem mais que todos os hatches médios.

Audi A3 Sportback [divulgação]
Audi A3 Sportback [divulgação]

Hatches médios mais vendidos do Brasil em outubro

  1. Nissan Leaf – 192 unidades
  2. Chevrolet Cruze Sport6 – 101 unidades
  3. Mercedes-Benz Classe A – 11 unidades
  4. Audi A3 – 4 unidades
  5. BMW Série 1 – 3 unidades

>>A obscura geração do Chevrolet Cruze que só durou dois anos

>>Nissan Leaf passará a ser vendido em 44 concessionárias no Brasil

>>Pulse que não é da Fiat: quando a Renault lançou um Nissan March feio

Sobre o autor

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar