Destaque Moto+ Novidades

Sabe higienizar a moto corretamente?

Confira como fazer a limpeza detalhada que vai desde as superfícies até a parte interna do capacete
Limpeza deve ser realizada a cada parada da moto (divulgação)

Você é daqueles que usa a motocicleta como transporte ou ferramenta de trabalho? Precisa da magrela para garantir a entrega de mercadorias e serviços em tempos de quarentena? Ou é daqueles que pilota só de vez em quando para algo urgente? Não importa! Sabe higienizar a moto corretamente? Qualquer que seja a situação, é necessário seguir dicas de higienização para minimizar o risco de contágio pela Covid-19.

Mesmo que leve um tempo para se acostumar, vale a pena seguir à risca dicas simples que vão desde lavar as mãos com frequência (para não contaminar as superfícies da moto) até limpar o capacete por dentro que, por estar em contato direto com o rosto – junto aos olhos, nariz e boca -, exige procedimento recheado de cuidados extras.

A recomendação é utilizar um pano levemente umedecido em álcool 70% e jamais se esquecer de limpar a cinta jugular, que é manuseada todas as vezes que você utiliza o equipamento.

Para quem tem dois ou mais capacetes, uma boa pedida é revezar a utilização. Isso permite limpeza mais apurada e com lavagem interna, também feita com água e sabão neutro.

higenizar a moto - trânsito
Motociclista está vulnerável a todo tipo de contaminação em meio ao trânsito (reprodução)

Demais cuidados
Enquanto utiliza sua máscara de proteção pessoal, o motociclista deve limpar a moto entre um serviço/passeio e outro, com álcool gel. E, quando chegar em casa, não deve hesitar em lavar, com água e sabão neutro (para evitar danos às superfícies), todas as partes tocadas pelas mãos: manoplas, chave, bocal do tanque de combustível, suporte de celular, bagageiro ou baú (incluindo os elásticos e tensores utilizados para amarrar objetos), luvas e, principalmente, o capacete.

De acordo com médicos infectologistas, o processo de limpeza de todos os equipamentos e acessórios utilizados ao longo do dia deve ser feito em uma área externa de casa ou próximo a entrada, jamais nos cômodos mais utilizados ou no banheiro.

Veja mais:

>> Piloto de moto faz manobras dentro de museu

>> Vai andar de moto? Tome os cuidados necessários!

>> Ducati joga primeira parcela para 2021

Sobre o autor

Avatar

Redação

Comente

Clique aqui para comentar

Encontre peças e acessórios





Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva