Destaque Novidades

Honda anuncia Civic hatch no Brasil e Civic Cross híbrido para 2023

Enquanto hoje a Honda só tem em seu portfólio City e City Hatch, em breve muitas novidades chegarão ao Brasil especialmente na família Civic
Honda Civic Type-R [divulgação]
Honda Civic Type-R [divulgação]

Depois de um ensurdecedor silêncio sobre sua gama de produtos no Brasil, a Honda anunciou importantes e animadoras novidades. Até 2023 serão lançados 5 carros inéditos no nosso país. Eles chegam para complementar a gama que hoje consiste só e somente em City e City Hatch. Mas a novidade mais legal é: o Honda Civic hatch será vendido no Brasil na versão Type-R.

A agenda de lançamentos da Honda no Brasil será iniciada com o HR-V de terceira geração a ser lançado em agosto desse ano. O modelo será vendido somente com motor 1.5 apor aqui, mas em duas configurações diferentes. Duas versões de entrada (provavelmente LX e EX) usarão o 1.5 aspirado de 126 cv e 15,8 kgfm de torque.

Já as versões de topo, possivelmente EXL e Touring, serão contempladas pelo 1.5 turbo em inédita configuração flex. A Honda não confirmou se o motor é o mesmo que era usado por Civic e HR-V nas antigas versões Touring, agora devidamente calibrado para flex, ou se trata-se de um motor totalmente novo. Potência e torque não foram revelados.

Honda HR-V 2023 [divulgação]
Honda HR-V 2023 [divulgação]

Família Civic

Em 2023, a família Civic terá três membros. O primeiro será o Civic sedã, importado em versão híbrida e:HEV. Ele substitui o Accord, já que usará a mesma configuração mecânica do sedã grande. Ela é constituída por um motor 2.0 aspirado que funciona como gerador de energia para o motor elétrico, mas pode empurrar as rodas em situações especificas.

O conjunto tem 215 cv e 32,1 kgfm de torque, mas promete consumo na casa dos 20 km/l. O novo Civic e:HEV, ao contrário dos outros modelos da família, chega ainda em 2022. O lançamento está programado para o último trimestre: entre outubro e dezembro.

Honda Civic e:HEV [divulgação]
Honda Civic e:HEV [divulgação]
A surpresa ficou do Civic Type-R. A Honda nunca vendeu o modelo mais esportivo da gama por aqui, restringindo os brasileiros ao Civic Si. Ele ainda nem foi lançado lá fora, mas virá ao Brasil em 2023. Vale lembrar que ele terá somente carroceria hatch e câmbio manual. Coincidência ou não, o Toyota GR Corolla é exatamente assim e também será vendido no Brasil.

O terceiro membro será o Civic Cross. O nome ainda não é o oficial, já que a Honda o vende como HR-V nos EUA. Contudo, o SUV médio é derivado do Civic e, portanto, faz parte da família. Confirmado para 2023, será vendido somente em versão híbrida. É um forte rival de Toyota Corolla Cross ou de Jeep Compass 4xe, basta saber onde se posicionará em preço.

Honda HR-V
Honda HR-V americano / Civic Cross [divulgação]

Três e três

Por fim, a Honda também anunciou que a nova geração do CR-V será vendida no Brasil em 2023. Assim como o Civic Cross, ele será híbrido, complementando a promessa de três híbridos da Honda no Brasil, coincidindo também com a oferta de três SUVs.

Com isso, até o final de 2023 a gama da Honda terá dois hatches (City Hatch e Civic Type-R), três SUVs (HR-V, Civic Cross e CR-V) e um sedã (Civic). Desses, três serão híbridos: Civic, Civic Cross e CR-V. Há chance também de futuramente City e HR-V receberem versões híbridas, as quais já estão disponíveis lá fora.

Honda-CR-V [patente]
Honda CR-V [patente]

>>City 2023 híbrido estreia fazendo 26,5 km/l

>>Honda confirma Civic Hybrid que virá ao Brasil e mata resquício do G10

>>Honda registra novo SUV médio no Brasil: é o Civic Cross?

Sobre o autor

João Brigato

Um comentário

Clique aqui para comentar

Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva