Curiosidades Novidades

Honda City completa 10 anos no Brasil

Sedã chegou por aqui em 2009
Honda City 2018 (divulgação)

Prestes a ganhar uma nova geração, que será revelada já na próxima semana, o Honda City completa 10 anos de mercado. O sedã, que originalmente foi lançado em 1981 no Japão com uma carroceria hatch, chegou no Brasil em 2009 em sua terceira geração.

Honda City 1981 (divulgação)

A primeira geração do City era na verdade um hatch subcompacto – nos mesmos moldes do que acontece atualmente com o Volkswgen up! – e tinha foco em espaço interno e ser robusto e barato. Ele também ganhou uma versão turbo no seu segundo ano de vida.

Honda City 1986 (divulgação)

A segunda geração foi apresentada em 1986 e agora tinha um design mais moderno, além de continuar focando no espaço interno. Essa geração ficou em vigor até meados de 1993, e sua terceira geração só chegaria em 1996 – com sua primeira carroceria sedã.

Honda City 1996 (divulgação)

Em sua terceira geração, que chegou em 1996 agora sob a forma de sedã, o City compartilhava a mesma base do Civic – o que lhe dava uma aparência de “mini-Civic”. Nessa terceira geração, o City ganhou motores 1.3 e 1.5 e tinha como mercados principais a Índia e a Tailândia.

Honda City 2002 (divulgação)

Na quarta geração que foi apresentada em 2002 – e segunda como sedã – o City agora compartilhava a base do Honda Fit e acabou também adotando seu visual – que não caiu muito bem nele. Além do visual “diferentão”, o City recebeu pela primeira vez o câmbio automático do tipo CVT.

Honda City 2008 (divulgação)

A quinta geração chegou em 2008, adotando um visual mais equilibrado e ainda sob a forma de sedã. Por aqui, essa geração – também conhecida 3ª geração na carroceria sedã – chegou em 2009 e foi reestilizada em 2015.

Honda City 2018 (divulgação)

A última atualização de estilo do City aconteceu em 2018, o que ajudou a alavancar ainda mais as vendas do sedã por aqui, que já soma mais de 240 mil unidades produzidas e que em breve deve ganhar uma nova geração.

Veja mais:

>> Honda City 2018 chega em fevereiro com visual renovado

>> Avaliação: Honda HR-V Touring muda com motor turbo

>> Honda confirma Accord Hybrid para o Brasil

Sobre o autor

Kleber Silva

Kleber Silva

Comente

Clique aqui para comentar

Encontre peças e acessórios





Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva