Destaque Novidades

Honda e Sony podem fundar uma nova marca de carros elétricos

União entre Honda e Sony em uma joint venture deve ser concretizada em breve e marcar o início de uma nova empresa focada em elétricos
Sony Vision-S (divulgação)

Honda e Sony vão se unir em prol dos carros elétricos em breve. Por mais que a união entre uma fabricante de carros e uma empresa de tecnologia seja um tanto quanto exótica, na realidade esse casamento faz bastante sentido. Afinal, a Honda seria responsável pela criação e produção dos veículos elétricos, enquanto a Sony ficaria encarregada pelo software e sistemas de entretenimento dos modelos.

A aproximação entre Honda e Sony aconteceu no começo deste ano, quando as duas companhias assinaram um memorando de entendimento. Com isso, o objetivo das empresas seria criar uma joint venture para a produção e vendas de carros elétricos e para a prestação de serviços de mobilidade.

No entanto, a união entre as duas gigantes japonesas não será apenas uma parceira. Segundo o presidente e executivo-chefe da Sony, Kenichiro Yoshida, as empresas concordaram em fazer uma marca totalmente nova e separada das operações atuais de cada uma delas.

Sony Vision-S (divulgação)

De acordo com o executivo, que concedeu entrevista para o site Nikkei, tanto Sony quanto Honda concordaram que o ideal é fazer com que a joint venture seja independente, sem estar sob o controle absoluto de uma das duas companhias japonesas. Yoshida ainda disse que a Sony pretende contribuir para a evolução da mobilidade, mas que o modelo de negócios dessa nova empresa ainda está sendo discutido.

Ainda não está claro sobre qual será o veículo produzido por esta nova companhia. Vale lembrar que a Sony apresentou em 2020 o sedã elétrico Vision-S, e em janeiro deste ano foi a vez do SUV Vision-S 02, modelos que podem ser os escolhidos para serem feitos pela nova marca que vai surgir deste casamento entre Sony e Honda.  

Sony Vision-S 02 [divulgação]
Sony Vision-S 02 [divulgação]
De qualquer forma, será preciso aguardar um tempo para saber todos os detalhes sobre esta união. Afinal, a joint venture ainda vai ser anunciada, o que deve acontecer até o fim de 2022. Porém, os primeiros modelos fabricados pela nova empresa só serão lançados em 2025.

>> Inédito Honda ZR-V 2023 será mais econômico que o antigo HR-V

>> Sony apresenta SUV elétrico com PlayStation embarcado

>> Honda Civic ainda sobrevive entre sedãs médios mais vendidos do Brasil

Sobre o autor

Leo Alves

Um comentário

Clique aqui para comentar