Destaque Novidades

Revelada nova geração do Honda HR-V que deve brigar com o Compass

Honda ainda não fala sobre medidas do novo HR-V, mas modelo ficou maior e mais sofisticado para subir de patamar
Honda HR-V 2022 [divulgação]
Honda HR-V 2022 [divulgação]

A espera finalmente terminou: este é o Honda HR-V 2022. Mas não ainda no Brasil. A terceira geração do SUV ainda demorará um tempo a chegar ao nosso país, tendo sido revelada primeiro no Japão. A Honda ainda não divulgou as medidas, mas o novo HR-V deve deixar a briga dos compactos e partir para cima de Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e VW Taos.

A maior mudança na nova geração do Honda HR-V é que em alguns mercados ele passa a ser vendido somente como um carro híbrido. Debaixo do capô está um motor 1.5 quatro cilindros aspirado de 109 cv. Ele fica ligado a um elétrico de 99 cv para juntos produzirem 151 cv.

A transmissão continua a ser do tipo CVT, mas agora o Honda HR-V tem opção de tração integral (não 4×4 com reduzida como no Jeep Renegade). Aqui no Brasil ele deverá usar motor 1.5 Turbo da versão Touring em mais variantes. Há chance de o novo 1.0 turbo também aparecer no SUV.

Honda HR-V 2022 [divulgação]
Honda HR-V 2022 [divulgação]

SUV cupê?

Visualmente houve uma grande revolução, mantendo poucos elementos da geração anterior. O Honda HR-V encarou de vez o estilo de SUV cupê. O teto agora é reto, mas o vidro traseiro está mais inclinado, numa tentativa de dar mais esportividade ao conjunto. Maçaneta traseira camuflada na coluna continua lá e adiciona charme ao conjunto.

Na dianteira, a Honda deu ao novo HR-V grade frontal na mesma cor da carroceira, que promete ser seu ponto polêmico. Os faróis finos são ligados por um friso cromado. Já na traseira, as lanternas se conectam por uma lente vermelha na parte superior e cinza em baixo.

A carroceria ficou mais limpa e esguia com poucos vincos. Um contraste forte ao HR-V atual que é recheado de linhas fortes e dobras na carroceria. Na lateral, por exemplo, apenas a linha de cintura apresenta uma sombra marcante, enquanto na traseira vinco abaixo das lanternas marca presença.

Estilo Fit

Não negando que é um membro da família Fit, o Honda HR-V 2022 tem interior semelhante ao hatch monovolume. O volante é o mesmo, mas no SUV há uma terceira haste. Já a central multimídia flutuante é idêntica em ambos.

O visual horizontalizado com linhas limpas, poucos comandos e saída de ar contínua deixa o interior do Honda HR-V mais arejado e sofisticado. Só fica difícil entender o motivo pelo qual a Honda colocou dois rotores gigantescos nas laterais para fechar a saída de ar-condicionado.

Entre os itens de tecnologia, o SUV se destaca pela presença de piloto automático adaptativo, alerta de ponto cego, alerta de mudança de faixa e frenagem autônoma de emergência. Esses itens, hoje, não estão presentes no HR-V vendido no Brasil. Resta saber se toda essa tecnologia chegará por aqui, pois há rumor de um SUV alternativo para as Américas.

>>Revendas Honda desejam SUV gigante de sete lugares

>>Honda Civic Si sai de linha no Brasil e põe fim a uma era

>>Cinco versões legais do Honda Civic que não tivemos no Brasil

Sobre o autor

João Brigato

João Brigato

Um comentário

Clique aqui para comentar

Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva