Destaque

Honda fabricará SUV e sedã elétricos da Sony

Além de produzir o PlayStation, celulares e televisões, a Sony agora entrará de cabeça no mundo dos carros com ajuda da Honda

Sony Vision-S 02 [divulgação]
Sony Vision-S 02 [divulgação]

Desde que apresentou o sedã Vision-S na CES de 2020, a Sony dizia apenas que queria mostrar como sua tecnologia seria aplicada nos carros. Mas a conversa ficou séria quando em janeiro deste ano a fabricante do PlayStation revelou o Vision-S 02, um SUV totalmente elétrico. Agora, a Sony revelou oficialmente que juntou forças com a Honda para tornar seus carros realidade.

O que era apenas uma demonstração de tecnologias e uma visão da Sony para o mundo dos automóveis, se tornará uma fabricante de carros reais. A parceria feita com a Honda permitirá à dona do PlayStation usufruir das fábricas da dona do Civic para a produção do SUV e do sedã elétrico.

Em retribuição, a Honda terá acesso a algumas tecnologias inéditas da Sony e também poderá aperfeiçoar seus carros elétricos. A base, componentes e todos os elementos serão feitos exclusivamente para os modelos da Sony. Por isso não espere por um PlayStation ambulante com cara de Honda Accord.

Sony Vision-S (divulgação)

A marca ainda tem parceiros como Magna Steyr, Bosch, ZF, Continental, Nvidia, e Qualcomm no desenvolvimento de seus modelos. A New Company, nome da parceria formada por Honda e Sony, começará a vender os primeiros carros em 2025. O que não foi anunciado ainda é em qual país o projeto ambicioso da japonesa se iniciará.

Vale lembrar que ambos os Sony Vision-S, tanto sedã quanto SUV, contam com motor elétrico na dianteira e na traseira os quais entregam combinados 536 cv. O sedã chega aos 100 km/h em 4,8 segundos, enquanto o SUV, por ser 130 kg mais pesado, demora um pouquinho mais. A velocidade máxima é limitada a 240 km/h.

Sony Vision-S 02 [divulgação]
Vision-S 02 [divulgação]
Resta saber se a Sony venderá os seus carros elétricos no Brasil. E se não perderá a oportunidade de usar o Yudi Tamashiro do PlayStation como garoto propaganda. Só duvidamos muito que ele poderá ser um dos prêmios do Bom Dia & Cia.

>>Honda Accord vs. JAC E-J7: não quer um BMW Série 3? | Comparativo

>>Accord e:HEV tem consumo de Fit e luxo de Acura | Avaliação

>>Honda City realmente substitui o Civic para muita gente | Avaliação