Novidades

Hyundai confirma Bayon como SUV menor que o Creta

Intermediário entre o Creta e o Venue, novo SUV da Hyundai será destinado ao mercado Europeu a princípio

Hyundai Bayon [divulgação] Creta
Hyundai Bayon [divulgação]

Não existe marca mais empenhada em preencher todas as lacunas possíveis entre os SUVs quanto a Hyundai. Depois de trazer o SUV subcompacot Venue ao Brasil para testes, lançar a segunda geração do Creta e renovar o Kona, a marca sul-coreana acaba de anunciar mais um SUV compacto.

Oficialmente batizado de Hyundai Bayon, o novo modelo será posicionado abaixo do Kona na Europa. Como não temos o Kona por aqui, já que o equivalente nosso a ele é o Creta, o posicionamento desse SUV seria justamente onde está hoje o HB20X no Brasil.

Hyundai Creta Smart Plus
Hyundai Creta Smart Plus [divulgação]
Ele será maior que o Venue, SUV subcompacto da marca, mas ainda assim menor que Kona e Creta. É um SUV para a faixa dos 4,10 m de comprimento, já que o Kona tem 4,16 m e o Creta bate os 4,27 m, enquanto o Venue tem exatamente 4,00 m nessa distância.

Ele será totalmente baseado no i20, primo europeu do HB20. Isso justifica seu posicionamento equivalente ao HB20X, já que o i20 outrora teve versão aventureira. É bastante possível que ele enfrente o Volkswagen Nivus lá no Velho Continente, apesar de não ter visual cupê como o SUV desenvolvido aqui no Brasil a partir do Polo.

Hyundai Venue (divulgação)

Tal qual outros SUVs da Hyundai, o Bayon terá faróis divididos em dois andares, sendo a porção superior um fino filete de LED. A grade frontal será grande e ocupará boa parte do para-choque.

Em relação ao Hyundai i20, ele terá suspensão elevada e parte traseira modificada. A ideia segue a mesma do Nivus que aproveita muitas peças do Polo. Além disso, o interior de ambos aparenta ser idêntico em recentes flagras que circulam pela internet – novamente, repetindo a relação que Nivus e Polo têm.

Hyundai Kona (divulgação)

A Hyundai ainda não revelou qual será a motorização do novo SUV, mas a aposta mais forte é no 1.0 T-GDi. O motor usado no HB20 brasileiro, no Venue indiano e no i20 europeu tem três cilindros, turbo e injeção direta. Esse motor, inclusive, poderá ser usado pelo Hyundai Creta de segunda geração no Brasil. Haverá opção de câmbio manual de seis marchas ou dupla embreagem com sete velocidades no Bayon na Europa.

>>Flagra: Hyundai Venue, o mini Creta, já está no Brasil

>>CAOA investirá R$ 1,5 bilhão no Brasil em Chery, Hyundai e Exeed

>>Hyundai com chulé: SUV Palisade apresenta cheiro terrível no interior