Hyundai e BMW fazem carros julgados feios e estão certas por isso

Últimos lançamentos de Hyundai e BMW sempre causam um grande rebuliço pelo design bastante controverso, chamado até de feio por muitos

Creta [Auto+ / João Brigato]
Hyundai Creta [Auto+ / João Brigato]

“Falem bem ou falem mal, mas falem de mim”. Esse clichê ditado popular talvez nunca tenha sido tão bem aplicado no mundo automotivo como ultimamente tem acontecido com Hyundai e BMW. Sempre que uma dessas marcas lança um novo carro, elas movimentam discussões acaloradas nas redes sociais.

Repare que a grande maioria dos comentários sempre julga aquele carro como feio. E logo em seguida um debate começa com defensores fervorosos da marca ou até mesmo pessoas que se sentiram agradadas por aquele design. Mas há uma grande questão: Hyundai e BMW estão certíssimas em lançar carros feios.

A lógica das redes

Existe uma explicação muito lógica para isso e em diversos fatores. Como comecei a falar das redes sociais, vou começar por elas. Todos esses ambientes virtuais entendem que, quando mais comentário um post possui, maior o seu engajamento. Portanto, é um conteúdo relevante e que deve ser levado a mais pessoas.

Hyundai Creta Platinum Turbo [Auto+ / João Brigato]
Isso se torna uma bola de neve com cada vez mais novos usuários visualizando aquele post. Meu perfil no Instagram é prova viva disso, onde as fotos mais curtidas são as do Hyundai Creta – justamente porque os usuários se digladiam nos comentários. A maioria xingando o SUV coreano, mas alguns o defendendo. E para uma marca, quanto mais ela aparece, melhor.

Vira notícia

As redes sociais acabam por se tornar somente a ponta do iceberg. Porque como aquele carro se torna muito falado nas redes sociais, também se torna pauta nos sites de notícia e canais no YouTube. Pessoas querem saber mais sobre ele, entender que tipo de carro é e o porquê de tantas críticas.

BMW Concept XM [divulgação]
BMW Concept XM [divulgação]
Na última semana, o BMW XM Concept virou notícia em quase todos os portais por conta da exagerada grade frontal. Se fosse um carro menos ousado e até esquisito, passaria batido por muita gente. E isso também ajuda as montadoras a ganhar mais espaço e atingir novos públicos.

Questão de afirmação

Uma marca não vive de redes sociais e de notícias para vender seus carros, ainda que elas ajudem a alcançar novos públicos. Só que o carro é um produto passional, ainda que tenha seu lado racional. As pessoas querem transmitir uma imagem ao andar com aquele carro nas ruas. E quem se parece com os demais não se destaca.

BMW iX [divulgação]
BMW iX [divulgação]
É justamente por isso que o Hyundai Creta é do jeito que é e que os últimos BMW têm apresentado bizarras grades gigantescas. Tomemos como exemplo o SUV compacto da Hyundai. Hoje o seu segmento é povoado de modelos, chegando a 18 na última contagem. Ser diferente acaba por se tornar uma obrigação, afinal é preciso destaque.

O modelo antigo era bonito sim, mas com visual tão genérico que poderia ser vendido por qualquer outra montadora. Para tanto, existem mais SUVs compactos com fórmula estilística bastante semelhante e que mal se diferenciam. Na realidade, a categoria hoje tem o Hyundai Creta, Jeep Renegade e Volkswagen Nivus como os únicos realmente fora do padrão.

Hyundai Palisade, o SUV que tem chulé [divulgação]
Hyundai Palisade [divulgação]
É quase como nos anos 1980, onde todos os carros médios eram praticamente iguais, até que uma marca tentou fazer algo diferente e fora da casinha. A Hyundai foi e fez isso com o Creta. Mas também lá fora com o Palisade, o novo Tucson e até como Kona. No caso do Kona e do Creta, perceberam que erraram um pouco a mão e já os melhoraram nas reestilizações.

“Eu sei que as pessoas odeiam”

Caso da BMW é ainda mais complicado. Dentro do segmento de luxo, onde a tríade alemã domina é preciso muito mais para se destacar. Os consumidores migram de uma marca para outra facilmente e a recente ameaça de marcas como a Genesis tem feito pressão sobre a BMW.

BMW M3 e M4 [divulgação]
A marca alemã sabe que as pessoas estão odiando a nova grade frontal. Domagoj Dukec, chefe de design da marca alemã em uma entrevista à revista Top Gear justifica: “você pode criar algo lindo, temos carros que são só bonitos. Mas existem alguns consumidores que se você quiser alcança-los, precisa se destacar, criar algo fora da caixa”.

Exatamente isso que anda sendo feito pela marca alemã. O SUV XM poderia ser somente uma interpretação do Porsche Cayenne por parte da BMW. Mas não. Ele é ousado, diferente, tem grade frontal enorme, dois logotipos no vidro traseiro e traseira de cupê. Ou no caso do iX. Por que alguém compraria um SUV elétrico da BMW quando existe um Tesla?

BMW iX [divulgação]
BMW iX [divulgação]
Justamente por conta de seu visual totalmente fora do lugar comum. Existem modelos que vão vender bem independentemente de seu estilo, como é o caso do M3. Ali existe a questão emblemática da marca e do legado do modelo. Ser feio, como ele é hoje, acaba sendo um ponto de destaque a mais.

Final das contas

Números não mentem. O Hyundai Creta tem vendido mais desde que a atual geração estreou, assim como aconteceu com o HB20. Já a BMW segue como a marca de luxo mais vendida do Brasil e de diversos lugares no mundo. Mesmo diante de tanta polêmica, os carros chamam atenção, o consumidor vê e gosta.

Hyundai Creta 2023 [divulgação]
Hyundai Creta 2023 [divulgação]
Principalmente por ter algo bem diferente do carro do vizinho. E pouco importa que o morador ao lado ache feio.

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