Destaque Mercado

Hyundai HB20 é o carro mais vendido do Brasil em setembro

Pela 1ª vez desde que foi lançado, o Hyundai HB20 se tornou o carro mais vendido do Brasil, deixando Fiat Strada e Chevrolet Onix no chileno
Hyundai HB20 Sense 2022 [divulgação]
Hyundai HB20 Sense 2022 [divulgação]

Queridinho dos brasileiros desde que estreou por aqui, o Hyundai HB20 sempre figurou entre os carros mais vendidos do país. Entretanto, a coroa de fato nunca foi conseguida porque sempre o Chevrolet Onix ficava à frente. Em setembro, contudo, o hatch compacto sul-coreano atropelou até a Fiat Strada e se consagrou campeão.

As parciais do mês de setembro estavam emocionantes: nos últimos dias, o título de carro mais vendido do Brasil era disputado pelo Hyundai HB20 e pelo Jeep Compass. Contudo, um elemento surpresa surgiu nos momentos finais e, por pouco, a Fiat Toro também não foi para as cabeças.

Interessante é notar a virada que o mercado deu. Em agosto a Fiat liderava com Strada, seguida de Mobi e Argo. Em setembro a picape compacta foi ultrapassada pela irmã Toro e pelo primo Jeep Compass. Com isso, ela estacionou na quarta colocação e por pouco não foi atropelada pelo Volkswagen T-Cross, que antes estava em oitavo.

Volkswagen T-Cross
Volkswagen T-Cross [divulgação]

Queda da Fiat?

Já os hatches Argo e Mobi desceram para sexto e sétimo lugar, respectivamente, depois de um mês no pódio. A vantagem é que a Stellantis colocou no lugar deles dois modelos com preços bem acima dos R$ 100 mil. Por falar nisso, a Toyota Hilux voltou ao top 10 divulgado pela Fenabrave, mas agora em nono lugar.

Outra reestreia é o Chevrolet Onix. O ex-líder de mercado finalmente voltou a ocupar uma posição entre os carros mais vendidos. Ainda é somente o décimo, mas com a regularização da produção, ele tende a galgar mais posições.

Chevrolet Onix
Chevrolet Onix e Onix Plus [divulgação]

Carros mais vendidos de setembro

  1. Hyundai HB20 – 7.174 unidades
  2. Fiat Toro – 6.852 unidades
  3. Jeep Compass – 6.823 unidades
  4. Fiat Strada – 5.772 unidades
  5. Volkswagen T-Cross – 5.733 unidades
  6. Fiat Argo – 4.911 unidades
  7. Fiat Mobi – 4.574 unidades
  8. Hyundai Creta – 4.550 unidades
  9. Toyota Hilux – 4.396 unidades
  10. Chevrolet Onix – 4.311 unidades

>>Hyundai HB20 ganha versão turbo manual e aposenta o 1.6

>>Fiat Toro turbo flex 2022 não é rainha à toa, mas segue bebum | Avaliação

>>Fiat Strada se aproxima dos R$ 100 mil em novo reajuste

Sobre o autor

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar