Destaque Novidades

Hyundai HB20, HB20S e HB20X mudam de nome na Colômbia

Segunda geração da família de compactos Hyundai HB20 chega à Colômbia com nomes totalmente diferentes
Hyundai HB20 Ediciíon Getz [divulgação]
Hyundai HB20 Ediciíon Getz [divulgação]

A segunda geração do Hyundai HB20 se tornará mais global do que foi o primeiro modelo. Por orgulhosamente ter Brasil em seu nome (HB vem de Hyundai Brasil), o compacto teve de mudar seu batismo para chegar a outros países. Prova disso é que na Colômbia, HB20, HB20S e HB20X adotaram outro nome.

Assim, o hatch passou a se chamar Getz, o sedã Accent e o aventureiro Graviti. A realidade é que a designação oficial é um pouco mais complicada: Hyundai HB20 Edición Getz para o hatch, sendo os outros modelos seguindo a mesma lógica do nome original seguido por Edición (edição em espanhol) e o nome colombiano.

Outro detalhe é que o batismo colombiano aparece em letras gigantescas percorrendo toda tampa do porta-malas, enquanto a designação HB20 é mantida no mesmo local o qual é usado no Brasil.

Vale lembrar que os nomes Getz e Accent já foram usados pela Hyundai em outras ocasiões. O Getz era um subcompacto baseado na primeira geração do Kia Picanto e que foi vendido na Europa e Coreia do Sul entre 2002 e 2008.

Já Accent é o nome do compacto produzido pela Hyundai desde 1994 e que é equivalente ao HB20 em diversos mercados, como EUA, Rússia e China, contando com versão hatch e sedã. O Accent chegou a ser vendido no Brasil na primeira e segunda geração.

Lá na Colômbia, a família HB20 é vendida somente com motor 1.6 quatro cilindros aspirado de 121 cv com opção de transmissão manual de seis marchas ou automática com o mesmo número de relações. Nada de motor 1.0, quer seja turbo ou aspirado por lá.

O HB20 Edicíon Getz e o HB20S Edición Accent são vendidos nas versões Advance e Premium, mas tem lista de equipamentos bastante diversa quando comparada aos modelos brasileiros. Já o HB20X Edición Graviti é oferecido somente na versão topo de linha Premium.

>>Hyundai Santa Cruz, rival da Fiat Toro, será baseada no novo Tucson

>>Quarta geração do Hyundai Tucson tem estilo ame ou odeie

>>Nova Kia Carnival leva até 11 pessoas e tem motor V6 do Hyundai Azera

Sobre o autor

João Brigato

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar