Destaque Novidades

Hyundai transforma mais um carro em uma marca

Ioniq agora passará a identificar a linha de modelos elétricos da Hyundai, não mais o híbrido rival do Toyota Prius
Hyundai Ioniq
Hyundai Ioniq [divulgação]

Pela segunda vez em sua história, a Hyundai vai transformar um modelo em uma marca. Assim como aconteceu com o sedã Hyundai Genesis que cedeu seu nome para a criação de uma marca de luxo sul-coreana rival de Mercedes-Benz, Audi e BMW, agora o híbrido Ioniq vai se transformar em uma submarca da Hyundai.

A transição será um pouco diferente do que aconteceu com o caso Genesis: os modelos com nome Ioniq continuarão a ser Hyundai, mas ao invés de ser um modelo único, passará a nomear diversos carros com apelo ecologicamente correto.

Quem era o Hyundai Ioniq

Lançado em 2016, o Hyundai Ioniq é a resposta da marca sul-coreana ao Toyota Prius. Com o mesmo formato de hatch aerodinâmico, ele chegou a ser apresentado no Salão de São Paulo em duas ocasiões, mas nunca chegou oficialmente ao nosso mercado.

Hyundai Ioniq
Hyundai Ioniq [divulgação]
A dúvida que fica é se o Hyundai Ioniq continuará em linha quando a família de elétricos chegar ou se ele será renomeado.

Estilo Volkswagen

Diferentemente do Prius, o Hyundai Ioniq nasceu com três alternativas de motorização: híbrida tradicional, híbrida plug-in e elétrica. Nessa nova fase agora da família Ioniq, todos os modelos serão 100% elétricos. O objetivo da Hyundai é se tornar a terceira maior fabricante de carros elétricos do mundo até 2025 com 10% do mercado global.

A estratégia é semelhante à da Volkswagen com a família ID. Prova disso é que os modelos Ioniq também serão identificados com números. Oficialmente a Hyundai revelou que lançará os modelos Ioniq 5, Ioniq 6 e Ioniq 7. Os números pares identificarão carros de passeio e os ímpares serão usados para os SUVs.

Família unida

O primeiro modelo será lançado em 2021 e será o Ioniq 5. O modelo será baseado no Concept 45 apresentado no ano passado no Salão de Frankfurt. O SUV elétrico tem design inspirado no clássico Pony e foge totalmente da atual linguagem de design da marca sul-coreana.

Hyundai Ioniq
Hyundai Ioniq [divulgação]
Ele será produzido a partir da plataforma modular E-GMP (Electric Global Modular Platform) assim como todos os outros modelos da família Ioniq. Em 2022, chega o sedã Ioniq 6 que será baseado no conceito Prophecy. O desenho esportivo deixa claro que o modelo será direcionado ao público que compra hoje o Tesla Model 3.

Por fim, o SUV Ioniq 7 completará a gama em 2024 e será o maior modelo elétrico da Hyundai. Pouco foi revelado sobre seu visual, apenas um teaser da dianteira que mostra linhas retas e parrudas, faróis interligados e um grande L invertido feito de LEDs no para-choque frontal. O modelo deve ter porte intermediário entre Tucson e Santa Fé.

>>Volkswagen vai resgatar Kombi, Fusca e Karmann-Ghia como elétricos?

>>Sony continuará a testar sedã elétrico e levanta dúvidas sobre produção

>>Fiat prepara SUVs, motores turbo, câmbio CVT e 500 elétrico para o Brasil

Sobre o autor

João Brigato

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar