Destaque Novidades

Hyundai Ioniq 5 é misto de hatch com SUV e de passado com futuro

Visual retrô com porte de SUV e contraste entre o visual de hatch inspirado em um clássico da Hyundai com motor elétrico: esse é o Ioniq 5
Hyundai Ioniq 5 [divulgação]
Hyundai Ioniq 5 [divulgação]

Finalmente a Hyundai entrou para o mundo dos carros 100% elétricos. Inaugurando a nova linha ecologicamente correta, o Ioniq 5 é um ousado passo da marca sul-coreana apontando para várias direções diferentes. Ela o chama de SUV, mas o visual está mais para hatch. Ao mesmo tempo em que tem estilo retrô, é um carro futurista e elétrico.

O design é inspirado no clássico Hyundai Pony dos anos 1970. A lembrança principal está no conjunto frontal composto por grade frontal retangular que integra os faróis formados por quatro blocos luminosos. A coluna C grossa e inclinada também é semelhante entre Ioniq 5 e Pony.

O lado SUV está na parte inferior de plástico em pintura contrastante, que é apresentado em cinza claro aqui. A Hyundai assim o classifica por conta do porte: são 4,63 m de comprimento, 1,89 m de largura e entre-eixos de 3,00 m. Na prática ele é mais comprido, largo e tem entre-eixos mais longo que um Tucson.

Hyundai Ioniq 5 [divulgação]
Hyundai Ioniq 5 [divulgação]
Ainda assim, basta olhar para a linha de cintura mais baixa, teto baixo e perfil geral para ficar claro que se trata no máximo de um hatch aventureiro. Na traseira o Ioniq 5 tem lanternas integradas de LED replicando o layout da dianteira. Destaque para as rodas de liga-leve de 20 polegadas com desenho aerodinâmico e maçanetas camufladas.

Toque de Mercedes-Benz

Moderna, a cabine traz desenho minimalista e horizontalizado. Ela foge completamente do visual apresentado por qualquer outro Hyundai hoje em dia. Mas se assemelha aos Mercedes-Benz pela junção de duas telas (painel de instrumentos e central multimídia) em uma mesma peça.

Hyundai Ioniq 5 [divulgação]
Hyundai Ioniq 5 [divulgação]
Entre as soluções criativas do interior estão o console central conjugado ao banco do passageiro e que movimenta junto a ele. Além disso, o Ioniq 5 traz tomadas de 110V no banco traseiro para carregamento de qualquer tipo de aparelho que necessite de ligação elétrica.

Potência de verdade

Por falar em eletricidade, o modelo é oferecido em três configurações. A versão de longo alcance traz um motor elétrico de 214 cv e 35,7 kgfm de torque. Aqui a autonomia é de 480 km. Já para os que querem performance, a Hyundai oferece uma versão com dois motores, tração integral, 305 cv e 61,7 kgfm de torque.

Hyundai Ioniq 5 [divulgação]
Hyundai Ioniq 5 [divulgação]
Para as bases, o Ioniq 5 oferece versão de um motor com 167 cv e 26 kgfm de torque. Segundo a Hyundai, será possível recuperar 100 km de autonomia em apenas 5 minutos em postos de carregamento rápido. Se a bateria estiver em 10% de carga, o carregamento até 80% é feito em 18 minutos.

>>Pela segunda vez em fevereiro, Hyundai aumenta preços de HB20 e Creta

>>Hyundai HB20X agrada bastante, mas não faz o menor sentido | Avaliação

>>Hyundai HB20 Sense é bom, barato, só não é bonito – Avaliação

Sobre o autor

João Brigato

João Brigato

Um comentário

Clique aqui para comentar

Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva