Destaque Novidades

Hyundai confirma chegada da divisão N ao Brasil: Creta será o primeiro

Ainda que não sejam de fato os modelos N da Hyundai com preparação esportiva, os esportivados N Line serão oferecidos por aqui
Hyundai N Line [divulgação]
Hyundai N Line [divulgação]

Desde que a Hyundai criou a divisão N para ser sua grife de esportivos, os brasileiros ficaram só babando. Mas a espera vai parcialmente acabar, pois a marca sul-coreana confirmou a chegada dos modelos com a grife no Brasil. Só que não serão os Hyundai N esportivos de fato, mas sim os esportivados N Line, tendo o Creta como primeiro produto.

Flagrado pelo Auto+ no ano passado, o Creta N Line será o responsável por introduzir a divisão no Brasil. O trabalho é semelhante ao que a Toyota fez com os modelos Gazoo Racing. Primeiro mostrou os GR-S, que tem apenas maquiagem esportiva e suspensão preparada, para depois trazer os esportivos GR de verdade.

Com os Hyundai N a lógica deverá seguir o mesmo padrão. O primeiro será o Creta N Line, que trará as especificações visuais da divisão e talvez uma preparação de suspensão. A dianteira terá nova grade frontal, para-choque mais esportivo e faróis escurecidos. Já atrás, o Creta N Line recebe saída de escape dupla, aerofólio, lanternas escurecidas e para-choque novo.

Hyundai Creta N-Line [Kolesa]
Hyundai Creta N-Line [Kolesa]
As rodas são maiores e têm desenho inspirado no Tucson N Line vendido lá fora. Por dentro, acabamento em preto com elementos em azul, que é a cor típica da divisão esportiva da Hyundai. O motor que ainda é dúvida, podendo ser o esperto 1.0 três cilindros turbo de 120 cv e 17,4 kgfm de torque ou o beberrão 2.0 quatro cilindros aspirado de 166 cv e 20,5 kgfm.

Não espere, porém, que o Creta N Line tenha câmbio manual. Apesar da pegada esportiva, o SUV compacto manterá o câmbio automático de seis marchas. No máximo ele pode ganhar algum tipo de acerto mais esportivo com trocas sendo feitas mais tarde.

Hyundai Creta N [Auto+ / João Brigato]
Hyundai Creta [Auto+ / João Brigato]

Hyundai N raiz?

Além do Creta N Line, a Hyundai expandirá a divisão esportiva para o HB20. Com reestilização esperada para o segundo semestre, o hatch compacto terá a versão Sport substituída pela N Line. Tradicionalmente a marca sul-coreana sempre teve uma variante esportivada do HB20, mas que toda vez fica apagada no mercado.

O HB20 original tinha a versão Spice, que depois mudou para R-Spec na reestilização. Quando a segunda geração chegou, a Hyundai trouxe o nome Sport para a versão visualmente preparada. Agora passará a ser N Line, seguindo um padrão global da Hyundai.

Hyundai HB20 Sport (divulgação)

Isso significa que um Hyundai HB20 N está descartado? Não. A marca sul-coreana poderá usar de sua divisão esportiva para trazer um rival ao Volkswagen Polo GTS e honrar o legado deixado pelo Renault Sandero RS. Não há nada de concreto sobre isso, mas as possibilidades existem.

O mais interessante é que todo Hyundai N tem câmbio manual de seis marchas, com opção de dupla embreagem como opcional. Ou seja, caso o HB20 N venha a existir um dia, ele deverá contar com motor turbo mais potente que o 1.0 três cilindros e câmbio manual de seis marchas. Uma vantagem frente ao Polo GTS que nunca ofereceu pedal de embreagem.

Hyundai HB20 2023 [Auto+ / João Brigato]
Hyundai HB20 2023 [Auto+ / João Brigato]

>>De novo? Hyundai aumenta preços de HB20 e HB20S no Brasil outra vez

>>HB20 lidera as vendas em maio, mas quem surpreende é o Creta

>>Creta N Line turbo tem visual vazado antes da hora

Sobre o autor

João Brigato

Um comentário

Clique aqui para comentar