Destaque Novidades

Hyundai prepara mais um SUV compacto além de Creta, Kona e Venue

Onde há espaço para colocar um SUV, a Hyundai fará. Prova disso é que o quarto SUV compacto da marca vem aí
Hyundai HB20X (divulgação)

Não satisfeita em ter três SUVs de pequeno porte, a Hyundai prepara mais um modelo nesse concorrido segmento. A ser posicionado entre o subcompacto Venue e os compactos Creta e Kona, o novo SUV da Hyundai será baseado no i20, o primo europeu requintado do HB20.

A Hyundai precisará quebrar a cabeça para encaixar um novo SUV nesse nicho. O Venue atualmente é o menor utilitário esportivo da marca e tem exatos 4 metros de comprimento para ser beneficiário da legislação indiana que privilegia com impostos reduzidos esse tipo de carro.

Acima dele há o Creta com 4,27 m de comprimento nos mercados emergentes, como Brasil, Índia e China. Já Europa, Coreia do Sul e Estados Unidos contam com o Kona com 4,17 m de comprimento. Vale lembrar que o Kona tem visual de hatch aventureiro e o Creta é um SUV compacto de porte avantajado e raramente eles dividem as concessionárias.

Esse novo SUV será baseado no hatch compacto i20, que é equivalente ao HB20 na Europa, mas com construção mais refinada e visual menos polêmico. É bastante provável que o modelo faça papel de SUV de entrada da Hyundai em mercados onde o Venue não é ofertado.

Hyundai i20 (divulgação)

Com isso, ele poderá ter pouco mais que os 4,04 m de comprimento do i20, no qual se baseia, ficando longe dos 4,17 m de comprimento do Kona. Flagrado em testes, o novo SUV não será somente uma versão aventureira do i20, como foi o i20 Active ou é o HB20X no Brasil.

SUV de verdade

Ele apostará em faróis divididos, tendência inaugurada pelo Hyundai Santa Fé e difundida em todos os SUVs da marca sul-coreana nos últimos anos. A grade frontal será baixa e esportiva como no i20, garantindo um estilo tão exótico quanto do irmão maior Kona. Eles compartilharão diversos elementos de carroceria, como para-lamas, portas e para-brisa, seguindo a receita do VW Nivus (derivado do Polo) e do Honda WR-V (cria do Fit).

O vidro traseiro será bem inclinado, ajudando a dar uma sensação mais esportiva e próxima a de peruas. Mas não espere por uma abordagem tão radical no estilo SUV cupê como é a do Volkswagen Nivus, que será vendido também na Europa em 2021.

Hyundai Venue (divulgação)

Por dentro há influências do HB20, como o painel totalmente horizontalizado com central multimídia flutuante. O volante é o mesmo do novo i20, assim como o painel de instrumentos parcialmente digital.

Turbo e micro-híbrido

O novo compacto da Hyundai será equipado com o mesmo motor 1.0 T-GDi três cilindros turbo do HB20 brasileiro, porém com opção de 100 cv ou 120 cv. Além disso, o motor contará com sistema micro-híbrido que troca o alternador por um pequeno motor elétrico para ajudar a reduzir o consumo de combustível.

As opções de transmissão serão manual de seis marchas, visto que ainda há demanda por carros manuais na Europa, e de dupla embreagem com sete marchas. Será que a Hyundai do Brasil planeja trazer algum de seus outros SUVs compactos para atuar abaixo do Creta? Até agora as maiores chances recaem sobre o subcompacto Venue.

>>Hyundai transforma mais um carro em uma marca

>>Sonet é o SUV da Kia do tamanho de um Hyundai HB20

>>Hyundai apresenta linha 2021 do HB20 com motor 1.6

Sobre o autor

João Brigato

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar