Destaque Novidades

Hyundai diz que a nova picape Santa Cruz não é uma picape

Hyundai vai quase na mesma história com a Santa Cruz que a Fiat que insistia em chamar a Toro de SUP, não de picape
Hyundai Santa Cruz [divulgação]
Hyundai Santa Cruz [divulgação]

Pela definição e convenção automotiva, todo carro com caçamba é uma picape ou caminhonete. Independentemente do seu tamanho ou de sua usabilidade. Até mesmo a Kombi com caçamba era uma picape. Mas não é isso que a Hyundai acha que a Santa Cruz é.

Quando a Fiat lançou a Toro aqui no Brasil, insistia que ela não era uma picape. Tratava-se, na verdade, de um SUP (Sport Uitlity Pickup). Talvez em uma tentativa de fazer com que as pessoas chamasse de o Toro, associando a um SUV, ao invés de a Toro como todos a conhecem.

Só que a Hyundai foi além. No novo teaser da Santa Cruz, a marca sul-coreana afirma categoricamente que ela não é uma picape. O modelo, na realidade, é uma Santa Cruz. Como se fosse uma nova categoria de veículo. A Hyundai só esqueceu de dizer que a Fiat Toro já existe e que a Ford Maverick está prestes a ser lançada.

Ainda que seja uma picape diferente de tudo que o mercado norte-americano possui em linha hoje, a Hyundai Santa Cruz é uma picape intermediária. Ela é menor que as picapes médias, como Ford Ranger, Toyota Tacoma (equivalente da Hilux) e Chevrolet Colorado (S10 americana).

Esse porte mais contido se deve ao compartilhamento de plataforma e componentes com o Hyundai Tucson. A picape terá a mesma ligação com o Tucson que a Renault Oroch tem com o Duster. Ainda assim, a picape possui dianteira com elementos visuais diferenciados em relação ao SUV.

Hyundai Santa Cruz [divulgação]
Hyundai Santa Cruz [divulgação]
O teaser revelou que os blocos dos faróis da Santa Cruz são maiores e em maior número que os do Tucson. Além disso, a grade frontal tem estilo diferenciado e o para-choque tem aspecto mais robusto.

>>Hyundai Santa Cruz mostra ousadia contra Fiat Toro e Ford Maverick

>>Vazou: Fiat Toro 2022 turbo é flagrada sem camuflagem

>>Chevrolet Onix cai em março, Hyundai HB20 e Fiat Strada na liderança

Sobre o autor

João Brigato

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar