Destaque Novidades

Isso não é um VW Passat antigo: Hyundai eletrifica o clássico Pony

Já que a inspiração para o Ioniq 5 foi o clássico Pony, Hyundai resolveu eletrificar o modelo original. E não, ele não é um Volkswagen Passat
Hyundai Pony EV [divulgação] Volkswagen Passat
Hyundai Pony EV [divulgação]

Quando a Hyundai apresentou o Ioniq 5 em versão de produção, ela acenava para o passado e para o futuro ao mesmo tempo. É que além de ser o primeiro modelo elétrico da marca, ele tem desenho inspirado no clássico Hyundai Pony. Por isso, o conceito Pony EV é tão interessante – e não é um Volkswagen Passat, vale ressaltar.

Tomando como base um Hyundai Pony 1970, o conceito traz o primeiro carro de produção em massa da marca sul-coreana para o presente. O Pony foi importante para a história da Hyundai a ponto de ser produzido initerruptamente entre 1975 e 1990.

Contudo, ao contrário de outros tantos clássicos de outras montadoras como VW Fusca, Fiat 500 e Porsche 911, que tem desenhos icônicos e atemporais, o Pony era genérico ao extremo. Tanto que tem gente que até confunde seu visual com o do Volkswagen Passat – o que é bem perdoável, convenhamos.

Hyundai Pony EV [divulgação]
Hyundai Pony EV [divulgação]

1975 + 2021

A modernização do Pony vem inspirada no Ioniq 5. Ele traz faróis de LED e lanternas traseiras com o mesmo esquema de luzes do modelo elétrico. Os para-choque foram incorporados à carroceira e receberam pintura no mesmo tom.

O lado retrô-moderno vem na presença de câmeras em formato de pequenos retrovisores no capô. Já as rodas de liga-leve tem um certo ar semelhante às clássicas orbitais da Volkswagen (novamente um alô ao Passat).

Hyundai Pony EV [divulgação]
Hyundai Pony EV [divulgação]
Por dentro é possível ver um lado cyberpunk do Hyundai Pony. Ele tem velocímetro no formato de lâmpadas. Ele fica em meio a uma redoma de metal, com saídas de ar nas laterais. Há ainda manopla de câmbio touch-screen: nada prático, mas em um conceito tudo é possível.

Não foram divulgados detalhes mecânicos sobre o conceito da Hyundai. Contudo, o modelo foi desenvolvido com conjunto de motores elétricos e baterias. Será que a Volkswagen poderia aproveitar a ideia e criar um Passat ID com carroceria da primeira geração modernizada e motorização elétrica?

>>Hyundai Ioniq 5 é misto de hatch com SUV e de passado com futuro

>>Volkswagen Saveiro Cross passa em definitivo dos R$ 100 mil

>>Hyundai Custo é praticamente um Tucson minivan com estilo exótico

Sobre o autor

João Brigato

Um comentário

Clique aqui para comentar

  • a hyundai esta ficando sem graça hoje em dia deixando de ser uma marca boa e importada pra fazer carros feios e ridiculos e agora carros classicos isso mesmo a hyundai hoje esta sem graça o 1 foi o hb20 q ficou ridiculo depois é o creta semana passada foi aquela minivan agora mds rsrsrsrs.