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A importância da postura na hora de dirigir

Posição incorreta pode causar dores, cansaço e até doenças crônicas
Braços devem ficar levemente flexionados ao dirigir (divulgação)

Sente muito cansaço quando dirige? Provavelmente seja por conta da postura ao volante, que pode estar incorreta e, consequentemente, causar dores, fadiga e incômodo. Pensando nisso, o Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) elaborou uma lista com dicas para garantir uma direção com mais conforto.

“Para quem passa horas no trânsito, sentar de forma inadequada e com o posicionamento dos controles do veículo incorretos pode levar a dores nas costas, nos braços e pernas e, em longo prazo, pode evoluir para doenças crônicas”, alerta a fisioterapeuta Silvia Andrusaitis, encarregada da fisioterapia do Hospital das Clínicas.

Ao sentar: para se acomodar no veículo, o banco deve estar ajustado numa posição com pouca inclinação — por volta de 100º. Segundo Silvia Andrusaitis, encostos muito retos provocam desconforto após um tempo prolongado. A coluna deve estar totalmente apoiada no encosto, enquanto a altura do banco e sua distância em relação ao painel devem permitir que os pés alcancem os pedais sem esforço.

Espelhos: o melhor ajuste dos espelhos retrovisores é aquele que permite uma boa visualização sem que o motorista se incline, ou mesmo vire o tronco ou a cabeça para enxergar as laterais e traseira do carro.

Braços: devem estar levemente dobrados. Além disso, o volante não pode tocar as pernas e não pode estar muito distante, a fim de evitar que os braços fiquem muito estendidos. De acordo com a fisioterapeuta, “braços muito esticados causam dores nos ombros e pescoço”.

Pernas: o correto é dirigir com os joelhos ligeiramente dobrados. Após um tempo na direção, o exercício constante de pisar na embreagem/acelerar/frear provoca dores nas pernas e, ao longo do dia, sobrecarrega a região inferior das costas. A dica da especialista para aliviar a tensão? Apoiar os pés no chão do veículo para descansar. Aproveite para fazer isso enquanto o farol estiver vermelho.

Cabeça: muitos ignoram, mas o encosto de cabeça é importante, pois ele faz com que haja uma distribuição do peso da cabeça entre o pescoço e o encosto. Assim, é evitado uma sobrecarga da coluna cervical e ombros. “O perfeito ajuste do encosto da cabeça, além de prevenir dores musculares na região superior do tronco, ainda previne um movimento chamado ‘chicote’, onde a cabeça faz um movimento brusco para frente e para trás, caso haja uma colisão traseira do veículo”, explica. Segundo Silvia, o “chicote” é uma lesão que pode levar desde um torcicolo até luxações das vértebras cervicais.

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