Destaque Novidades

Inédito Honda ZR-V 2023 será mais econômico que o antigo HR-V

Números de consumo revelam que o novo Honda ZR-V é mais econômico também que o Toyota Corolla Cross, seu principal rival
Honda ZR-V [divulgação]
Honda ZR-V [divulgação]

Anteriormente conhecido como Civic Cross, Honda ZR-V virá ao Brasil para concorrer com o Toyota Corolla Cross. Por aqui o SUV médio usará motor híbrido somente, mas lá nos EUA, onde será chamado de HR-V, ele teve números de consumo revelados. A surpresa é que ele é mais econômico que o antigo HR-V que já saiu de linha por aqui e lá fora.

A EPA (Agencia de Proteção Ambiental dos EUA) revelou os números de consumo oficial do novo ZR-V antes mesmo da própria Honda. O órgão faz as medições oficiais tal qual o INMETRO faz aqui no Brasil. Com isso, o SUV médio dotado de motor 2.0 quatro cilindros aspirado do Civic e câmbio CVT se mostrou mais econômico que o antigo HR-V 1.8 aspirado.

Segundo o órgão, o ZR-V 2.0 faz 11 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada – lembrando que sempre abastecido com gasolina pois lá nos EUA os carros flex não são uma realidade. No Brasil, o antigo Honda HR-V com motor 1.8 flex e câmbio CVT fazia 10,5 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada ao beber gasolina.

Honda ZR-V [divulgação]
Honda ZR-V [divulgação]

Se cuida, Corolla Cross

Comparativamente ao Corolla Cross, o SUV da Toyota faz 11,5 km/l na cidade com gasolina e 12,8 km/l na estrada também com gasolina. Ou seja, o Honda ZR-V é mais econômico que o Toyota Corolla Cross na estrada, enquanto o rival gasta menos na cidade. A Honda não liberou ainda dados de desempenho, mas o Civic com esse motor 2.0 tem 160 cv e 19 kgfm de torque.

Novamente comparando ao Corolla Cross, o ZR-V tem 9 cv a menos e 1,4 kgfm de torque faltando em relação ao rival (números com gasolina). Para o Brasil, porém, teremos somente a versão híbrida. No Civic esse sistema eletrificado combina um 2.0 quatro cilindros aspirado que carrega um motor elétrico. Segundo a marca, são 184 cv à disposição do motorista.

Honda ZR-V [divulgação]
Honda ZR-V [divulgação]
O lançamento para o nosso país ocorrerá em 2023. O Honda ZR-V será posicionado entre o novo HR-V nacional e a próxima geração do CR-V, que também será importada. A mira é apontada para as versões híbridas do Toyota Corolla Cross e para o Jeep Compass 4xe.

>>Jeep Compass 4xe híbrido tem impulso (elétrico) que faltava | Impressões

>>Honda ZR-V: esse é o nome oficial do Civic Cross que virá ao Brasil

>>Corolla Cross Hybrid: conforto de Corolla, consumo de Kwid | Avaliação

Sobre o autor

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar