Destaque Novidades

Inmetro “entrega” quatro modelos que serão lançados no país

Peugeot 2008 automático de seis marchas e Jeep Compass flex com caixa AT9 são destaques
Jeep Compass (divulgação)

Novos modelos de carros geralmente são antecipados por projeções, flagras de leitores e até mesmo por patentes. Mas dessa vez foi um órgão do Governo que revelou antes da hora quatro novos veículos que chegarão ao mercado em breve. Isso foi possível graças ao Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), que divulgou na última semana seu relatório atualizado do Programa de Etiquetagem Veicular — que mostra dados de consumo e emissões de automóveis e comerciais leves vendidos no país.

Entre os modelos “dedurados” pela tabela do Inmetro, está o SUV compacto Peugeot 2008, que será equipado com câmbio automático de seis marchas nas versões Allure, Griffe e Crossway, tirando de vez a defasada caixa de quatro velocidades. Um caminho natural, já que dentro do Grupo PSA a dupla Citroën C3 e AirCross ganharam a nova transmissão no final de maio. Mas a má notícia é que, ao menos por enquanto, a versão 1.6 THP permanecerá apenas com câmbio manual de seis marchas. Dados apontam consumo (urbano/rodoviário) de 7,5/9,2 km/l com etanol e 10,7/13,0 km/l na gasolina.

Outro que receberá a caixa automática de seis marchas da Aisin é o Peugeot 208, seguindo o caminho dos modelos 2008, e Citroën C3 e Aircross. O hatch terá a novidade nas versões Allure e Griffe, sempre com o motor 1.6 de até 122 cv. A tabela do Inmetro antecipa que o 208 1.6 AT6 terá consumo no ciclo urbano/rodoviário de 7,7/9,3 km/l com etanol e 11,0/13,2 km/l na gasolina.

Apesar de ter lançado uma configuração mais barata do New Fiesta turbo em maio, a SEL 1.0 Ecoboost (R$ 66.090), a Ford pode ter uma nova versão do New Fiesta 1.0 turbo de 125 cv com câmbio automatizado de dupla embreagem ainda mais acessível: o SE. Abastecido somente com gasolina, essa versão ficaria posicionada abaixo do SEL 1.0 Ecoboost. Isso seria um contra-ataque da Ford com a chegada de novos modelos, como o Fiat Argo e, em breve, o Volkswagen Polo. O hatch registrou nos testes do Inmetro consumo de 12,2 km/l na cidade e 15,3 km/l na estrada.

Por fim, a tabela do Inmetro delata também uma nova versão automática com câmbio de nove marchas para o Jeep Compass 2.0 flex — antes só oferecido com câmbio automático de seis velocidades. No entanto, a inédita versão não está mais disponível no documento do Inmetro. Mas nossos parceiros do Uol Carros constataram que o modelo apareceu nas versões Sport e Longitude, com consumo (no ciclo cidade/estrada) de 5,9/7,2 km/l quando abastecido com combustível vegetal e 8,3/10,2 km/l na gasolina.

Veja mais:

>> Peugeot 3008 vira SUV e já tem pré-venda por R$ 135.990

>> Salão de Buenos Aires: Equinox chega ao Brasil esse ano

>> Os cuidados com a manutenção do carro no inverno

Sobre o autor

Diego Dias

Diego Dias

2 Comentários

Clique aqui para comentar

Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva

Encontre peças e acessórios