Destaque Novidades Serviço

Isofix e controle de tração e estabilidade passam a ser obrigatórios

Itens de segurança agora virão de série conforme lei
Isofix (divulgação)

Mesmo que alguns itens de segurança ainda não sejam obrigatórios nos veículos nacionais, o Contran – Conselho Nacional de Trânsito – decidiu que 2020 o cinto de 3 pontos e o Isofix deverão ser obrigatórios. Além desses itens, o Contran determinou que os controles de tração e estabilidade sejam obrigatórios a partir de janeiro de 2020, mas isso apenas para carros lançados com projeto novo (modelos inéditos ou novas gerações).

Sistema Isofix Latch (divulgação)

No caso do cinto de 3 pontos, a medida visa aumentar a segurança dos passageiros do banco traseiro que muitas vezes tem apenas o cinto de segurança abdominal – opção muitas vezes padrão para quem vai na parte central do banco traseiro. Já a obrigatoriedade do Isofix/Latch tem como prioridade proteger a vida de crianças e bebês, com a fixação correta de suas cadeirinhas no banco traseiro.

Hyundai HB20 (divulgação)

Com isso, alguns modelos a venda no mercado nacional como a linha Gol e Fox correm o sério risco de serem extintas, já que não oferecem esses itens de série em todas as versões. A medida vale para carros novos e inéditos que sejam vendidos em todo o território nacional.

Veja mais:

>> Veja como ajustar o espelho retrovisor central na medida

>> Fiat inaugura novo centro de testes de segurança no Brasil

>> Os itens do seu carro que absorvem o impacto em colisões

Sobre o autor

Kleber Silva

Comente

Clique aqui para comentar