Destaque

JAC T80, o SUV de 7 lugares mais barato do Brasil sai de linha

Apesar de o JAC T80 ainda presente no site da marca chinesa, o SUV de 7 lugares mais barato do Brasil, morreu

Jac T80 (divulgação)
Jac T80 (divulgação)

E o título de SUV de 7 lugares mais barato do Brasil muda de mãos. A JAC tirou de linha o SUV grande T80 que saia pela barganha de R$ 159.990. O modelo não era importado para o Brasil desde 2020, mas ainda havia estoque nas revendas da marca chinesa. Agora, o SUV de 7 lugares mais barato do Brasil é o CAOA Chery Tiggo 8 de R$ 201.990.

Confirmado pelo presidente da JAC, Sergio Habib, durante o lançamento do sedã elétrico E-J7, a descontinuidade do T80 tem a ver com a motorização. Lá na China, ele deixou de ser fabricado com motor 2.0 quatro cilindros turbo em substituição por um 1.5 quatro cilindros turbo.

Segundo Habib, ficaria caro demais adaptar o novo motor para o Brasil, já que ele conta com injeção direta. As vendas baixas do T80 por aqui e o fato de somente ele usar esse motor 1.5 turbo tornam o investimento arriscado demais. Além disso, o modelo recentemente foi reestilizado por lá, o que acarretaria em mais custo para a JAC do Brasil.

JAC T80 [divulgação]
JAC T80 [divulgação]
Por isso, a marca preferiu descontinuar o SUV de sete lugares. Ele ainda está presente no site da JAC e em algumas de suas revendas, mas todos são estoques remanescentes da última importação, ocorrida em 2020. Assim, o JAC T80 se despede do Brasil ostentando 210 cv e 30,6 kgfm de torque em seu motor 2.0 quatro cilindros turbo.

O modelo era maior que os principais SUVs de sete lugares hoje vendidos no Brasil, como Jeep Commander e CAOA Chery Tiggo 8. Com 4,79 m de comprimento, 1,90 m de largura e 1,76 m de altura, ele se aproximava mais de Toyota SW4 e Chevrolet Trailblazer em porte, ainda que tivesse construção monobloco como Commander e o Tiggo 8.

JAC T80 [divulgação]
JAC T80 [divulgação]

>>Jeep Commander flex: é mais e menos que o irmão Compass | Avaliação

>>CAOA Chery Tiggo 8: finalmente dá para dizer sim | Avaliação

>>JAC E-J7: o chinês que deixa um BMW Série 3 para trás | Impressões