Destaque Novidades

Jaguar quer elétrico barato para brigar com Tesla Model 3

Hoje o Tesla Model 3 vende mais que a soma dos Jaguar XF e XE em todo o mundo, mas a marca quer mudar isso
Jaguar F-Type 2020 (divulgação)

Não há como negar o rápido e forte impacto que o Tesla Model 3 causou no mundo automotivo. Em cerca de um ano desbancou o reinado do Nissan Leaf de carro elétrico mais vendido do mundo, título que perdurava por uma década. Agora ele começa a influenciar outras marcas a criar rivais para ele, como fará a Jaguar.

Depois da Volvo criar o sedã elétrico Polestar 2 com a mira apontada no Tesla Model 3, a Jaguar seguirá pelo mesmo caminho. A marca está entusiasmada com o sucesso que seu SUV elétrico I-Pace tem obtido ao redor do mundo, ao mesmo tempo em que vê as vendas dos sedãs tradicionais XE e XF minguarem.

A ideia por trás da Jaguar é ter um sedã elétrico com o mesmo porte do Model 3, consequentemente do mesmo tamanho que o atual XE e que rivais como Mercedes-Benz Classe C, Audi A4, BMW Série 3 e Volvo V60. Contudo, como acontece com o Polestar 2, o modelo elétrico inédito terá visual influenciado pelos SUVs.

Espere por muitos toques de estilo do I-Pace, como rodas generosamente grandes, arcos de roda bem marcados, teto baixo e esguio, além de uma altura em relação ao solo maior do que em sedãs tradicionais. O novo elétrico da Jaguar poderá também ter a traseira de sedã, mas tampa do porta-malas aberta como um hatch.

Jaguar I-Pace (divulgação)

O novo rival do Tesla Model 3 será construído sobre a nova plataforma modular MLA desenvolvida pela Jaguar Land Rover para seus próximos modelos e já pronta para eletrificação total ou parcial (híbrido). A base servirá também ao novo Jaguar XJ, sedã topo de linha da marca britânica que será também totalmente elétrico.

Ainda sem nome definido, o novo modelo poderá usar a alcunha X seguida de uma letra se a Jaguar o classificar de fato como um sedã, ou Pace, caso o perfil de SUV se encaixe mais no novo modelo elétrico.

>>Tesla escolhe Austin, no Texas, para fabricar Cybertruck

>>Audi e-tron Sportback: SUV cupê elétrico chega ao Brasil por R$ 511.990

>>Volkswagen vai resgatar Kombi, Fusca e Karmann-Ghia como elétricos?

Sobre o autor

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar