Destaque Novidades

Jaguar XE SV Project 8 quer desbancar rivais alemães

Sedã tem motor V8 5.0 de 600 cv e faz de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos
Jaguar XE SV Project 8 (divulgação)

Mostrado sem maiores detalhes no final de maio, o Jaguar XE SV Project 8 agora é revelado por completo. Com potência de 600 cv, o sedã mostra que tem credenciais para ser capaz de até desbancar tradicionais modelos alemães, como BMW M3 e Mercedes-AMG C63 S.

Desenvolvido pela Divisão de Veículos Especiais (SVO) da Jaguar Land Rover e produzido artesanalmente, o Jaguar XE SV Project 8 é equipado com motor V8 5.0 dotado de compressor mecânico que gera 600 cv. O câmbio automático de oito marchas gerencia essa força para tração integral, que leva o sedã esportivo a acelerar de 0 a 96 km/h em apenas 3,3 segundos (3,5s até os 100 km/h), e atingir a máxima de 321 km/h — mais rápido até do que o F-Type SVR, que cumpre a mesma prova em 3,6 segundos. Detalhe: o XE SV Project 8 é o Jaguar mais rápido em aceleração já produzido.

Jaguar XE SV Project 8 (divulgação)

Visualmente, o sedã traz para-choque dianteiro com entradas de ar em formato colmeia, spoiler dianteiro ajustável, capô de fibra e difusor traseiro de carbono. O estilo é arrematado pelas quatro saídas de escapamento e uma enorme asa traseira ajustável. O assoalho é plano, enquanto a carroceria foi alargada para acomodar rodas de alumínio forjadas de 20 polegadas.

Jaguar XE SV Project 8 (divulgação)

O XE SV Project 8 traz ainda suspensão recalibrada (que podem ser rebaixada em 15 mm), amortecedores com controle eletrônico, diferencial com controle eletrônico e freio com discos de carbono-cerâmica, trazendo rolamentos de cerâmica de nitreto de silício — usado até então só na F1 e, agora, utilizado pela primeira vez num carro de rua.

Limitado a 300 unidades, serão vendidas duas versões do modelo. A configuração padrão traz bancos esportivos com estrutura de magnésio, interior com acabamento de fibra de carbono e revestimento de couro Alcantara no painel, portas, teto e volante — como manda a cartilha dos carros de corrida. Já o pacote Track retira os bancos traseiros, substitui os assentos esportivos por bancos concha de fibra de carbono com cintos de segurança de quatro pontos, além de adicionar uma estrutura de aço.

O ronco do V8 5.0 supercharged com escapamento de titânio com nível de ruído ajustável você pode conferir abaixo:

Veja mais:

>> Jaguar E-Pace: novo SUV compacto estreia dia 13 de julho

>> Jaguar F-Pace na pista do Auto+

>> Mercedes-Benz C300 Sport à venda por R$ 241,9 mil

Sobre o autor

Diego Dias

Diego Dias

Um comentário

Clique aqui para comentar

Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva

Encontre peças e acessórios