Novidades

Jaguar XF Sportbrake volta em grande estilo

Perua traz desenho esportivo e praticidade do porta-malas de 565 litros
Traseira tem inspiração no F-Type (divulgação)

Apesar de as peruas perderem espaço para os SUVs em boa parte do mercado mundial, elas ainda têm público cativo na Europa. E foi por isso que a Jaguar resolveu retomar o XF Sportbrake, versão perua do sedã XF que chega para fazer frente a modelos como  BMW Série 5 Touring, Mercedes-Benz Classe E Estate, Audi A6 Avant e Volvo V90.

A exemplo do sedã, a perua faz extenso uso de materiais leves, como o alumínio. No quesito estilo, a Jaguar XF esbanja elegância combinada a esportividade na medida, uma receita comum a boa parte das station wagons. A dianteira segue a cartilha do sedã, com grade em destaque e faróis espichados, enquanto a traseira traz lanternas com desenho inspirado no esportivo F-Type. Como toda boa perua, há um amplo porta-malas com capacidade para 565 litros – podendo chegar a 1.700 litros com os bancos rebatidos.

Na lista de equipamentos de série, destaque para detalhes como purificador de ar da cabine, partida remota do motor, chave de atividades a prova d’água (uma pulseira que pode ser usada pelo motorista até para ligar o carro), câmera de visão 360º, central multimídia com tela de 10 polegadas e sistema de som Meridian.

Há ainda teto solar panorâmico com persiana controlada por gestos, abertura do porta-malas ao passar o pé sob o para-choque, controle de velocidade adaptativo, alerta de saída de faixa e suspensão a ar com nivelamento automático.

As opções de motorização são as mesmas do sedã, incluindo um 2.0 turbo a gasolina de 250 cv, V6 3.0 com compressor e 380 cv, 2.0 turbodiesel de 163 cv, 180 cv e 240 cv, e ainda o V6 3.0 turbodiesel de 300 cv. É de se imaginar que, em breve, a perua ganhe uma versão V8 de 550 cv numa versão mais esportiva. A tração traseira é padrão, sendo disponível também a tração integral.

Veja mais:

>> Jaguar F-Pace na pista do Auto+

>> Jaguar XE SV Project 8: um sedã de 600 cv em breve nas ruas

>> Salvem as peruas: avaliamos a Audi A4 Avant

Sobre o autor

Diego Dias

Diego Dias

Comente

Clique aqui para comentar

Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva

Encontre peças e acessórios