Destaque

Jeep Compass híbrido que faz 52,6 km/l é confirmado para o Brasil

Além de ser o Jeep mais econômico do Brasil, inédito Compass 4Xe também será o SUV médio generalista mais potente do mercado

Compass híbrido
Jeep Compass 4xe [divulgação]

Promessa é dívida e a Stellantis está prestes a cumpri-la. O primeiro Jeep híbrido finalmente será lançado no Brasil: até junho, mas sem data específica ainda revelada pela Stellantis. O escalado para essa missão foi o Compass 4Xe híbrido plug-in capaz de fazer 52,6 km/l e ainda tomar para si o título de SUV generalista mais potente do Brasil.

O conjunto mecânico já é parcialmente conhecido no Brasil. Debaixo do capô, o Compass 4xe traz motor 1.3 quatro cilindros turbo, porém ainda não se sabe se o SUV será flex ou apenas gasolina. Como ele será importado da Europa ao invés de ser produzido em Goiana, Pernambuco, é mais provável que ele não beba etanol, ao menos por enquanto.

Compass híbrido
Jeep Compass 4xe [divulgação]

Compass tração traseira?

Combinado ao 1.3 turbo está um motor elétrico de 60 cv que move somente o eixo traseiro. Assim, o Compass tem tração 4×4 de maneira diferente: o motor a combustão move a dianteira e o elétrico a traseira, mas eles podem trabalhar ao mesmo tempo ou de maneira separada. A potência final é de 190 cv ou 240 cv, mas para o Brasil deve vir o mais potente.

Jeep Compass 4xe [divulgação]
Jeep Compass 4xe [divulgação]
As baterias de 11,4 kWh fornecem ao Compass híbrido uma autonomia de 50 km em modo 100% elétrico. Por ser um híbrido do tipo plug-in, ele pode ter suas baterias carregadas externamente. A Jeep declara 0 a 100 km/h em 7,3 segundos, ou seja, 2 segundos mais rápido que o Compass flex e 3,4 segundos mais veloz que o diesel.

“Os modelos híbridos plug-in da Jeep representam o máximo em eficiência, permitindo uma perfeita integração à natureza, com desempenho para chegar mais longe de forma silenciosa e sem receios. Com excelente torque e resposta imediata do motor, os veículos 4xe oferecem uma experiência de direção na estrada com ainda mais fun-to-drive e, claro, toda a capacidade off-road que só um Jeep pode oferecer”, diz a marca em seu release oficial.

Compass híbrido
Jeep Compass 4xe [divulgação]
A Jeep deverá escalar a versão topo de linha S para a missão no Brasil. Assim, o Compass híbrido deverá passar fácil dos R$ 233.200 pedidos pelas versões Trailhawk e Limited diesel. Hoje, o Compass S é vendido somente com motor flex por R$ 210.537. A julgar pelo fato de que ele será importado da Europa, espere por preços na casa dos R$ 300 mil.

>>Stellantis Brasil terá 6ª marca além de Fiat, Peugeot, Citroën, RAM e Jeep

>>Austral mostra como a Renault faz seu Jeep Compass (ou Corolla Cross)

>>Jeep Commander flex: é mais e menos que o irmão Compass | Avaliação